Você sabe qual o melhor perfil para cargos de liderança?

Recentemente uma querida coachee me procurou, muito incomodada com o rótulo atribuído a ela após um Assessment aplicado na empresa na qual atua.

Digo rótulo, porque foi assim que ela se sentiu visto a devolutiva que teve. Mas concordo com ela, o objetivo do Assessment é o desenvolvimento do profissional com base no autoconhecimento e não desmotivar o profissional por ter um perfil X ou Y.

O Assessment aplicado foi o DISC, muito conhecido por suas letras (fatores) e cores:

D = vermelho

I = amarelo

S = verde

C = azul

Já ouvi dizer, inclusive numa revista conceituada, que se recomenda para cargos de liderança perfis “D”, para área comercial “I” e operacional ou técnica os perfis “S” e “C”. Mas será que isso corresponde a realidade?

Existe um melhor perfil DISC?

“Uma das bases da teoria DISC é a neutralidade; o perfil DISC é neutro, neutro e neutro. O que se quer dizer com isso que não existe perfil melhor ou piro; quando isso é dito, normalmente é fruto de pré-conceito, uma leitura distorcida dos conceitos da teoria DISC, ou alguém defendendo o seu próprio perfil DISC.

Acreditar que, para se ter sucesso na vida, seja necessário ter um determinado fator, ou combinação de fatores, é no mínimo diminuir o ser humano a algo bem pequeno. Não é raro pode ser ouvido que, para ter sucesso, é necessário ter alta dominância e alta influência. Não há correlação alguma entre o perfil DISC e o sucesso ou felicidade.

Podemos encontrar pessoas bem-sucedidas e felizes com qualquer combinação dos fatores dominância, influência, estabilidade ou conformidade. O mesmo vale para pessoas frustradas e mal sucedidas na vida pessoal e profissional.

Vale aqui reforçar que uma pessoa não é um padrão comportamental DISC, ela é muito mais do que isso; o perfil DISC é apenas uma das partes da pessoa, caso ela confirme o seu resultado.

Nas empresas podemos ter uma leitura diferente do gráfico DISC, quando temos o perfil do cargo elaborado na mesma linguagem que o perfil da pessoa; assim podemos comparar um ao outro e identificar o grau de alinhamento entre pessoa e cargo.

O que uma empresa pode desejar para gerente de recursos humanos pode ser diferente do que outras empresas necessitam, pois a estratégia, posicionamento de marca, momento da empresa, cultura, tamanho, setor de atuação e outras variáveis irão influenciar este perfil DISC.

Uma pessoa pode não ter o seu gráfico DISC alinhado a um determinado cargo de uma empresa, mas pode ter para o mesmo cargo em outra empresa.

Uma das belezas do DISC é mostrar que todos, sem exceção, possuem talentos e oportunidades de desenvolvimento, na mesma quantidade.

O que poderá diferenciar as pessoas em relação a esta visão de neutralidade dos gráficos DISC é o quanto cada um se conhece, se aceita e se ama.” – fonte: Manual Definitivo DISC, Bill J. Bonnstetter e Alexandre Ribas

Asessment

O termo Assessment vem do inglês e significa avaliação, cujo maior objetivo é o autoconhecimento do profissional visando aumento de performance.

A equipe da H2O Coaching é certificada pela TTI Success Insights Brasil.

Nós aplicamos Assessments DISC, Motivadores, Inteligência Emocional, Competências e Conhecimento em vendas. Nos consulte para maiores informações.

“Amar é preservar sua singularidade.” – Pascal Bruckner

Conte comigo e com a equipe da H2O Coaching.

Forte abraço,

Cris Pelicer

Lapidando o talento, impulsionando carreiras.

www.h2ocoaching.com.br