“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”. (Platão)

Nas instituições de saúde os protocolos servem desde a triagem dos pacientes, realização de atos cirúrgicos, de atos clínicos até a alta do paciente.

Significado = Protocolo é o conjunto das informações, decisões, normas e regras definidas a partir de um ato oficial. A palavra “protocolo” abrange um leque de significados extensos, podendo variar desde um conjunto de formalidades públicas até os critérios a serem cumpridos no detrimento de determinada atividade.

E como utilizamos protocolos em instituições hospitalares?

Utilizamos os protocolos em instituições hospitalares para padronizar atendimentos assim como atividades interdisciplinares.

Os protocolos de atendimento médico e de enfermagem são muito importantes para se garantir eficiência no atendimento e evitar ações que gerem desperdício, atividades desnecessárias e até mesmo processos judiciais.

Como exemplo da utilização de protocolos podemos mencionar o centro cirúrgico das instituições hospitalares onde os protocolos dos procedimentos são necessários na padronização de materiais, medicamentos e técnica.Com a  padronização do tipo e quantidade de  materiais e medicamentos utilizados por procedimento, desviando somente em casos excepcionais, evita-se  o uso por preferência somente e foca-se no resultado por custo e benefício.

A padronização  da técnica permite que  todos utilizem um mesmo número e tipo de materiais por exemplo, ou se terá   para o mesmo procedimento uns utilizando 3 fios e outros 10, alguns utilizando o material  mais simples de forma efetiva/resolutiva e outros o material mais caro somente por preferência porque o resultado alcançado será o mesmo ignorando-se totalmente o custo e beneficio em todas as esferas.

Temos de lembrar constantemente que todos os esforços devem ser para que os procedimentos possam ser realizados de forma adequada , segura , resolutiva mas que mantenha a capacidade das instituições em se sustentar e arcar com seus compromissos financeiros.

Administrativamente os custos e benefícios de se ter protocolos nas instituições são muito significativos, além de manter uma coerência nas atividades realizadas e procedimentos seguros mais distantes de processos judiciais.Os protocolos garantem a segurança do paciente e a segurança da equipe multidisciplinar  por estarem  realizando suas atividades de forma já validada.

Atualmente as instituições estão focadas somente nos protocolos de qualidade como se servissem somente para garantir a segurança do paciente , mas, os protocolos vão além da segurança somente do paciente eles garantem a segurança da equipe multidisciplinar e da instituição tanto financeiramente como judicialmente.

Outro exemplo que podemos utilizar é o uso de protocolos em pronto socorro em uma parada cardíaca por exemplo onde todos independente do tempo de experiência da equipe saberão como agir garantindo oportunidade de vida ao paciente.

Os protocolos podem ser trabalhosos na sua elaboração difíceis de se  chegar a um denominador comum entre as equipes, mas , a utilização traz benefícios financeiros e operacionais à instituição , á equipe multidisciplinar e  aos pacientes que merecem o trabalho de suas construções/elaborações posicionando as instituições um passo a mais  rumo a  sustentabilidade com qualidade e segurança.

Não devemos considerar em hipótese alguma  protocolos somente como  economia. Pense em protocolo com matérias, medicações  e técnicas que mesmo caros se pagam com o  menor tempo de internação e resultado efetivo para o paciente.

Protocolos, porque não tê-los?

Precisamos urgentemente pensar nisso agora e mudar a realidade das instituições hospitalares.

 

Referências

https://www.significados.com.br