Profissões indispensáveis durante a pandemia
A pandemia do novo coronavírus trouxe muitas mudanças em nossa sociedade. Além dos novos hábitos de higiene, ela ainda ressaltou algumas alterações no mercado de trabalho ao criar profissões indispensáveis durante a pandemia.
De um lado, muita gente acabou perdendo o emprego durante a crise. Segundo o IBGE, o desemprego subiu para praticamente 13 milhões de pessoas, sem contar os informais e quem desistiu de arrumar um trabalho.
Do outro lado, existem muitas profissões indispensáveis durante a pandemia. Veja a seguir quais são!
Enfermeiro é uma das profissões indispensáveis durante a pandemia
Uma das principais funções nessa pandemia é a do enfermeiro, especialmente se ele tiver uma pós-graduação em terapia intensiva. Isso porque esse tipo de profissional é absolutamente necessário para brigar contra a Covid-19 e ajudar os pacientes que estão no estado mais grave da doença.
Como você provavelmente já sabe, existe uma diferença clara entre os contaminados pelo novo coronavírus. Uma parte das pessoas é assintomática, ou seja, não demonstra sintomas. Outra parte tem sintomas apenas leves. No entanto, uma parte tem sintomas muito graves e corre sério risco de vida. Essas pessoas precisam de cuidados intensivos e são enviados para UTIs ou CTIs, dependendo da região onde moram e dos leitos disponíveis. São os enfermeiros com formação em terapia intensiva que trabalham na linha de frente para ajudar essas pessoas.
Jornalistas se mostraram fundamentais durante a crise
A crise do novo coronavírus não foi apenas uma complicação de saúde, mas também de informação. Por ser um vírus muito novo, não havia muita informação sobre a doença e, portanto, a desinformação encontrou terreno fértil para florescer.
De acordo com um estudo, pelo menos 110 milhões de brasileiros foram afetados, de uma maneira ou de outra, por desinformação relacionada ao novo coronavírus, a pandemia e outros fatores.
Para poder combater isso, foi (e é) necessária a presença de jornalistas de todos os tipos e calibres, averiguando informações, cruzando dados e divulgando os fatos para que a sociedade pudesse se prevenir.
Psicólogos são profissionais de extrema importância em momentos difíceis
Além dos danos respiratórios, a pandemia do novo coronavírus também trouxe danos emocionais, como aumento de ansiedade, depressão e até mesmo de suicídios.
Quem ajudou a minimizar esse impacto foram os psicólogos, terapeutas e analistas, que fizeram terapia por videochamadas e puderam auxiliar as pessoas a processar o trauma dessa situação.
Sem o apoio desses profissionais, é provável que muito mais gente acabasse com problemas seríssimos. É claro que já temos um dano emocional muito grave por causa da pandemia, mas a situação poderia ser muito, muito pior.
Entregadores de aplicativos foram fundamentais nesse momento
Quem também foi fundamental para que a pandemia fosse tratada da melhor maneira possível foram os entregadores de aplicativos, como o iFood, Rappi ou Uber Eats.
Esses profissionais foram os responsáveis por lidar com a demanda de pedidos de delivery (que dobrou desde o começo do ano). Esses pedidos eram tanto de restaurantes, quanto de supermercados e farmácias.
Na prática, eles foram os responsáveis por manter muitas pessoas em casa de quarentena, diminuindo a curva de contágio do país. Sem os entregadores auxiliando na prevenção, muita gente teria precisado sair e teria se contaminado, aumentando consideravelmente o número de mortos.
Operadores de supermercados e farmácias são indispensáveis
Dois segmentos da economia foram absolutamente essenciais para o enfrentamento da pandemia: os supermercados e as farmácias. E os seus operadores, incluindo caixas, farmacêuticos, padeiros, açougueiros, operador de reposição e muito mais, foram fundamentais para que os setores trabalhassem sem falta de abastecimento.
Por causa do esforço e sacrifício desses profissionais, o sistema de distribuição de alimentos, itens de higiene, cestas básicas e remédios pôde funcionar sem grandes problemas no país, garantindo assim os suprimentos necessários para a população.
Sem a menor dúvida, estamos falando de profissionais completamente indispensáveis durante uma pandemia. Sem eles, a quantidade de itens para o enfrentamento da doença seria muito menor.
Coletores de lixo são profissionais muito importantes na sociedade
Dentre os profissionais menos respeitados da sociedade, mas cuja função é mais importante, encontram-se os coletores de lixo. Se eles já são absolutamente fundamentais durante um cenário normal, se tornaram indispensáveis durante a pandemia.
Sem esses valorosos profissionais, a população se veria não só com a pandemia do novo coronavírus, mas com um sério problema de lixo nas ruas. Se os sacos de lixo se amontoassem pela cidade, correríamos o risco de não só termos uma pandemia do novo coronavírus, como também a proliferação de várias doenças, tanto pela presença de material em decomposição nas ruas, como pela atração a pestes como ratos e baratas.
Pronto, essas são as profissões indispensáveis durante a pandemia. Como deu para ver, muitos dos cargos que são completamente fundamentais para o funcionamento da sociedade são, na maior parte dos casos, pouco respeitados no dia a dia. Dá o que pensar, não é mesmo?
O que achou do conteúdo? Comente abaixo com a sua opinião!