Existem fatores externos que influenciam nas decisões de fixação de preços, incluindo a natureza do mercado, a demanda, concorrência e outros elementos. Enquanto os custos definem o limite inferior dos preços, o mercado e a demanda definem o limite superior. Os consumidores comparam os preços de um produto ou serviço com os benefícios proporcionados com sua aquisição. Portanto, antes de estabelecer preço, precisamos compreender a relação entre preço e a demanda do serviço oferecido. 

O consumidor é quem irá decidir se o preço praticado lhe atende. Devemos considerar a percepção que os consumidores têm do preço, e como essa percepção irá afetar as suas decisões de consumo. As decisões sobre os preços praticados devem ser orientadas para o consumidor. Um apreçamento efetivo, orientado para o consumidor, implica saber que valor os consumidores conferem aos benefícios que recebem do serviço e definir um preço que se ajuste a esse valor. 

É preciso considerar outros fatores externos e internos para encontrar o melhor preço entre esses dois extremos. Muitos estabelecimentos cobram preços altos demais, e vendem mal, outros estabelecem preços baixos demais e conseguem boas vendas, mas as receitas são menores e falta liquidez para a manutenção do negócio. 

A empresa precisa definir seu preço-alvo com base nas percepções do consumidor. O valor e o preço esperado então orientam as decisões sobre o projeto do serviço e seus possíveis custos.