POR QUE O E-COMMERCE E MARKETPLACE?
Caros amigos,
Iniciando meu novo ciclo de artigos em 2024, resolvi abordar um tema que impacta muito as empresas, principalmente aquelas que ainda não iniciaram, ou que não acreditam na Transformação Digital. A Transformação Digital, é um advento que não tem mais volta. E atualmente praticamente tudo está em nuvem (Cloud). Inclusive a perenização de sua marca, e os resultados que você busca. Então POR QUE O E-COMMERCE E O MARKETPLACE?
#XaaS (Tudo como um Serviço)
O Mundo Digital e a Internet mudam rapidamente. Seus concorrentes também! Você precisa ter agilidade suficiente para mudar seu jeito de se relacionar e transformar um lead em oportunidade e vender em questão de horas ou minutos. Acompanhar de perto preços, serviços e tecnologias usadas pelo mercado, estando sempre preparado para crescer, e principalmente transformar uma adversidade em oportunidade, através da disrupção dos processos, com criatividade e inovação. Além disso, é importante acompanhar, avaliar e estudar os cases de sucesso (e de fracasso) na Internet. E desta forma mitigando os riscos.
As oportunidades de negócios geradas pela Web devem ser planejadas por todos, no entanto com viés aos profissionais de Growth (Comercial, Vendas, Marketing), trabalhando de forma Inbound e Outbound, com CRM na melhoria dos processos, utilizando o CX e CS como um mundo novo a ser desbravado, e não como uma versão virtual daquilo que fazemos na publicidade offline. Tentar adaptar as ações de marketing tradicional para a Web, é um erro que podemos evitar, procurando compreender e explorar os diferenciais da Internet.
Quando temos uma indústria, um comércio com uma loja física ou um escritório de prestação de serviços, ainda que não façamos qualquer tipo de divulgação, as pessoas acabam vendo nosso negócio, de forma ocasional, ou por alguma indicação. Na Internet isso não acontece. Se você não divulgar a empresa nos Meios Digitais, o seu Market Share, tendo a não crescer. A Internet não tem meio-termo: se você fizer com que seu site apareça, pessoas de lugares que você nem imagina que existam vão visitá-lo. Se você deixar que seu site caia no ostracismo, e não o divulgar ele simplesmente vai deixar de existir.
É fundamental destacar, que um negócio virtual não pode significar, de maneira alguma, distância em relação ao consumidor. Pelo contrário! Seus clientes precisam se sentir confortáveis em sua loja, seja ela física ou virtual, como se alguém estivesse sempre ao lado deles oferecendo o melhor atendimento possível. As empresas precisam planejar, operacionalizar e colocar em prática, ações que visem mitigar a frustação das expectativas não atendidas de seus clientes. Principalmente em pontos como falhas de segurança, fraudes, demora na entrega, garantias dos produtos e chargeback. Seja com atendimento por um telefone 0800, WhatsApp, Chat online, ou um e-mail que ofereça respostas consistentes em poucas horas, implantando SLA’s com o tempo de resposta a cada caso de acordo com o grau de urgência. Atuando de forma clara e transparente, que tenha seu foco nas Pessoas (ou seja: seus Clientes). Lembrando, o cliente mal atendido nunca mais volta, mesmo no mundo virtual. E divulga sua insatisfação no mínimo para mais 10 pessoas, além de postar tudo na rede. JÁ PENSOU NO ESTRAGO NA CREDIBILIDADE DE SUA MARCA?
Um dos grandes trunfos da Internet é o fato de ela ser um veículo que oferece ao anunciante a oportunidade de estabelecer uma relação direta com seu Target, transformando pessoas desconhecidas em amigos e fidelizando estes amigos em clientes. A Internet permite que se crie ações e campanhas destinadas a fazer com que o público-alvo concorde em receber informações publicitárias. Quando você oferece um benefício, como um newsletter interessante, por exemplo, fica mais fácil fazer com que seu público-alvo preencha um cadastro ou forneça seu e-mail, tornando-se um elemento ativo na relação que acaba de estabelecer com sua empresa. Clippings, promoções e newsletters são ótimas opções para você dar início a uma boa e longa amizade com seu Target.
No entanto, para que as empresas consigam assertividade no mundo digital, é necessário a aferição dos processos. E isto se faz através das pesquisas online, que são fundamentais para muitas atividades de webmarketing, como verificação do índice de aceitação do produto, recall de campanhas, avaliação de produtos e serviços, identificação do perfil do usuário, análise de tendências, promoções, pré-teste de produtos etc. Algumas vantagens da pesquisa online:
· Segmentação
· Redução de custos
· Geração de database marketing
· Redução do tempo de processamento de dados
· Flexibilidade para alterar/substituir perguntas
É bom lembrar que o custo total da pesquisa online deve considerar o valor de iniciativas do tipo "responda e ganhe" ou "responda e concorra", para que o internauta tenha interesse em responder às questões. Outro diferencial importante da mídia online é que ela permite que você mude a estratégia de uma campanha em plena veiculação. Com base nos resultados dos relatórios de acompanhamento que você recebe, é possível avaliar o desempenho de sua campanha e, se for necessário, redirecionar sua estratégia a qualquer momento.
Pensem nisso, e até a próxima!
SOBRE O AUTOR:
José Renato Alverca
É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.