Enfrentamos uma crise econômica, política e moral, sem precedentes, em nosso país. Grata oportunidade para reavaliarmos valores, comportamentos e nossa relação com um consumo responsável e sustentável.

Atualmente no Brasil, já temos quatorze milhões de desempregados, mas também, existem contratações diárias, felizmente.

Essa não é a primeira e nem será a última crise que vivemos e que passará.

A realidade e as relações pessoais, afetivas, profissionais e comerciais, estão mudando com a nova quebra de paradigmas. Você já se deu conta disso? O que você tem feito nesse sentido?

O lado positivo e comum em toda crise é constituído por três elementos: possui solução; um prazo de duração e sempre oferece uma lição de vida.

Penso que, a crise em si não é o problema, mas sim, o seu olhar e como você a encara. Tudo se inicia com a escolha de seu posicionamento frente a ela. Você será mais um a reagir, reclamar, aderir ao lado pessimista e “insolúvel” da situação, tornando-se parte do problema ou continuará trabalhando focado, atento às oportunidades que surgem e agindo como agente criador de soluções?

Vale lembrar que, enquanto uns choram, outros vendem lenço. Tudo depende de sua atitude!

Caso sua percepção atual, seja que sua vida perdeu o sentido, reflita:

Os fatos são o que são -> Gostando ou não, aceitando ou não, nada muda a realidade objetiva dos fatos. Ainda assim, alguns tentam inferir para mudar, situações sobre as quais não tem poder ou alternativa, a não ser aceita-la, tal como, sua condição de impotente frente à mesma. É uma questão lógica e estratégica. Avalie onde focar sua energia e, se for uma situação sobre a qual tenha ingerência, perfeito! Caso contrário, sua resistência à realidade que se impõe o fará sofrer.

“É a nossa resistência às coisas que causa nosso sofrimento”. – Buda.

Se você pensa que tem um problema, você o tem -> Algumas vezes somos o nosso pior inimigo. A felicidade depende realmente de nossa perspectiva e atitude frente aos cenários que vivenciamos. Se você pensa que algo é um problema, então seus pensamentos e emoções serão negativos. Mas quando você pensa que está vivendo algo, com que pode aprender, então, isso não será mais um problema e sim, uma solução evolutiva em sua vida.

A mudança sempre começa em você - > Nosso mundo exterior é reflexo do nosso interior. Repare, caso você conheça, pessoas que as vidas são caóticas e estressantes. Perceba como que, em grande parte elas se sentem assim por dentro. Acreditamos que apenas as mudanças em nossa rotina são suficientes para nos mudarem. Quando de fato, precisamos mudar primeiro a nós mesmos para que as circunstâncias e os cenários mudem.

Não existe aprendizado maior do que falhar -> Esteja certo que, pessoas que já realizaram e conquistaram alguma coisa, falharam. Repense o significado da palavra fracasso em seu vocabulário. Existem derrotas temporárias, advindas de suas ações pró-realização de algo que, muitas vezes, necessita de ajustes para que siga persistindo até a realização. O fracasso apenas ocorre quando você desiste!

“Eu não falhei em inventar a lâmpada, eu encontrei primeiramente, 99 maneiras de que a ideia não funcionava”. - Thomas Edison.

Se algo não acontece como planejado, significa que o melhor para você aconteceu -> Para alguns, essa possibilidade ainda é difícil de lidar, mas está presente em nossa existência, aceite ou não. Se olharmos para trás em nossa vida, seremos capazes de constatarmos porque o que somos e temos hoje, foi a melhor alternativa à época, considerando nossa história, propósitos de vida e aprendizados necessários para nossa constante evolução. Nem sempre, nos ocupamos de mergulhar fundo na maioria dos cenários que vivemos, em busca de um maior entendimento. Dogmas à parte, em minha opinião, isso se deve ao fato do Universo agir sobre nós, de acordo com o que precisamos e fazemos por merecer.

Pense, possivelmente aquele trabalho desejado que você não conseguiu, em algum momento de sua vida, teria feito você passar mais tempo longe de sua família, e aquele que você conseguiu, mostrou-se mais flexível, te proporcionando maior qualidade de vida.

Aprecie e viva o presente -> Cada momento em nossa vida é único e não voltará mais. Há sempre algo necessário e valioso contido em cada momento para aprendermos e nos acrescentar em nossa existência. Então não se permita passar em branco, ausente, viva intensamente!

Compreenda e enfrente seus medos -> Sentir medo, principalmente frente ao desconhecido, é algo natural e que nos traz grandes lições. Vencer um determinado medo te fará sentir vitorioso pela superação. Exemplo, algumas pessoas sentem medo de falar em público (esse é um dos três principais medos dos seres humanos e os outros são: doença e morte). Quando você perder, ou melhor, enfrentar esse medo, conseguirá com o tempo, falar espontaneamente para um grande público e se sentirá bem e vencedor. Superar seus medos requer apenas: decisão, enfrentamento e prática contínua. O medo é apenas uma ilusão que criamos e não questionamos, e que acima de tudo, é opcional.

Experimente a alegria -> Acredite ou não, algumas pessoas não deixam de se divertir com o que acontece ao seu redor embora enfrentem problemas cotidianos como qualquer mortal. Outras vivem sob a crença de que: viver é sofrer e escolhem inconscientemente, transformar suas vidas em um caos em função de seus problemas, a ponto de se misturarem a isso tudo e não saberem mais quem são. Por mais desafiadora que seja sua vida, crie espaço para a felicidade e permita-se ser feliz, ainda que seja por um breve momento. É fundamental, positivo e funcional concentrar-se na alegria e não em dificuldades.

Não se compare com os outros -> A princípio, questione-se: o que te faz comparar-se com os outros? O que você busca com está atitude?

Algo importante e libertador é refletir sempre sobre o propósito de suas atitudes, comportamentos e ações. Desta forma, você se questiona, avalia coerência, ganhos e perdas, se reposiciona, muda sua atitude e ainda promove autoconhecimento.

Você não é uma vítima -> Se for seu caso, você pode mudar o hábito de ver tudo pelo seu próprio ponto de vista. Desta forma, você age como uma vítima de seus próprios pensamentos, palavras e ações. Ninguém faz nada contra você. Você é o criador de sua própria experiência. Assuma seu poder, chame a responsabilidade para si e perceba que você pode criar saídas para suas dificuldades, basta começar a mudar seus pensamentos e ações. Abandone sua mentalidade de vítima e torne-se livre, feliz e realizado.

Tudo muda -> A vida é constituída de fases, cada uma delas nos traz diferentes aprendizados e, todas contribuem para nossa evolução pessoal e profissional. Qualquer que seja a fase, boa ou ruim, que esteja vivendo, promoverá mudanças e passará, dando lugar a uma nova fase. Nada é permanente, exceto a morte. Atente ao hábito da generalização ao acreditar que as coisas serão sempre assim constantemente, pois não serão! No entanto, não existem milagres, você precisa agir para que as coisas mudem, caso contrário, nada acontecerá magicamente ou por conta própria.

Tudo é possível -> Coisas boas podem acontecer todos os dias. E realmente acontecem na vida de algumas pessoas. Porque não na sua também? Confie, entregue ao Universo e acredite que tudo é possível. Coisas incríveis acontecem o tempo todo. Você só precisa acreditar e agir em conformidade, vez que fizer isso, você já ganhou a batalha.

MUDE SUA ATITUDE! “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. – Albert Einstein

Dê o primeiro passo rumo à mudança positiva que fará significativa diferença em sua vida! O processo de Coaching é uma maneira simples de atingir o seu melhor, comprove!

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter atuando com posições executivas. www.mccoaching.net

Artigo adaptado do original, “13 Things to Remember When Life Gets Rough”, do Lifehack.