Como Gestor você já deve ter se perguntado, várias vezes, como fazer para que as pessoas trabalhem? Como fazer para que elas entendam certas coisas? Como fazer para que elas se esforcem? Como fazer com que elas se interessem pelo trabalho? Como fazer para que elas não se percam? Como fazer para corrigir sua maneira de agir? Como fazer para que elas se mantenham ativas e satisfeitas?

Infelizmente não há técnicas nem receitas que possam socorrê-lo ao tentar encontrar uma resposta. O único recurso parece estar numa compreensão dos mecanismos que fazem com que as pessoas reajam diante de você. Em outras palavras, saber o que você representa para elas e o que faz com que ajam como agem.

Você pode representar o mediador de coisas que elas precisam, desejam e gostam. Elas farão o que você propõe por esperarem uma Recompensa.

Elas podem ver em você alguém que pode lhes causar um prejuízo, um dano, um incômodo, uma punição. Nesse caso, elas lhe obedecerão por Coerção.

Se elas acatam suas determinações porque reconhecem que você tem autoridade para fazê-lo, porque você representa a ordem estabelecida, porque você tem o direito de fazê-lo, elas estarão se submetendo por Legitimidade.

Quando as pessoas veem um modelo, um igual, um amigo, e por isso procuram atendê-lo, você estará influenciado por Identificação.

Se você é reconhecido como um especialista, como alguém que entenda da matéria, que domina um assunto, sua influência é devida à Competência.

Em muitos casos, as pessoas agem (ou passam a agir) de determinada maneira porque mudam sua convicção, porque passam a encarar os fatos por outros ângulos, ou chegam a novas conclusões. Quando isso acontece, seu comportamento é devido à Informação.

Somente a informação, transformada em conhecimento e disseminada a todos, gera a Inclusão!

Pensem nisso e até a próxima!