Se você esta insatisfeito com seu trabalho atual, não ignore esse fato. Não ignorar é o primeiro passo, para avançar! E se serve de consolo saiba que você não esta sozinho, milhares de pessoas estão como você nesse nível de insatisfação.

Uma pesquisa realizada pela Isma Brasil (International Stress Management Association) revelou que 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. Segundo a pesquisa, a insatisfação em 89% dos casos tem a ver com reconhecimento, em 78% com excesso de tarefas e em 63% com problemas de relacionamento. 

Ficou impressionado(a) com os dados obtidos na pesquisa? Confesso que eu fiquei, afinal, 72% é bastante expressivo.

De acordo com a pesquisa 89% da insatisfação esta relacionado a reconhecimento, ou seja, os funcionários gostariam de ser reconhecido profissionalmente. Nesse momento chamo atenção aos líderes, esteja atentos para motivação de sua equipe. Pessoas reconhecidas tem maior motivação, satisfação e são mais produtivas. Interessante esse dado já que aqui a insatisfação não é salário, ou seja, a empresa não precisaria investir dinheiro para motivar, cabe uma frase para reflexão, nossas organizações estão carentes de líderes que se conectem com as emoções de seus colaboradores. Com 78% o excesso de tarefa levou a insatisfação, outro ponto importante a ser observado pela liderança e nesse caso também por você, já se perguntou se pode delegar? Normalmente fazer uma distribuição das tarefas entre a equipe já resolveria esse caso. E finalizando os dados da pesquisa com 63% os problemas de relacionamento, esse ponto é bem importante já que na maioria das vezes o funcionário não fica insatisfeito com a empresa e sim com as relações estabelecidas. Esse ponto também nos leva novamente nas questões emocionais. Tudo bem que existe perfil diferente nas empresas, tem gente que desenvolve melhor trabalhando sozinha, outras em equipe, mas todos querem se sentir parte do grupo, quando sentem que não se encaixam em algum grupo começa um insatisfação interna.

Com esses dados posso afirmar com total segurança que o que falta hoje nas organizações para melhorar esses índices de satisfação são bons gestores, pessoas capazes de se conectar emocionalmente com sua equipe, com essa conexão é possível ter motivação e satisfação, automaticamente a empresa conseguirá melhores lucros, já que terá pessoas mais produtivas. Vale lembrar que nós tendemos a responder melhor a estímulos positivos, portanto, não doí reconhecer e elogiar o colaborador quando esse apresentar um bom resultado. Você como líder incentive, elogie, comemore junto e por favor participe, assim você e sua equipe só tem a ganhar. As pessoas tendem a fazer o melhor que podem, desde que se envolvam emocionalmente com aquilo que fazem. Demonstre interesse em ouvir o que seus colaboradores tem a dizer: para encontrar as melhores soluções, é preciso ouvir. Eles precisam sentir que aquilo que falam é importante, portanto, tenha escuta ativa. Saiba que tem muita ideia boa que precisa apenas de um bom ouvinte para depois colocar em prática em equipe.

Lembrando que sempre defendo a importância de buscar ajuda de um profissional, quando sentir que não tem condições de encontrar alternativas para resolver sozinho esse problema com a insatisfação no trabalho. Recomendo na impossibilidade de resolver este desafio sozinho, a ajuda de um profissional habilitado (coach), o profissional pode ajudá-lo a descobrir onde esta essa insatisfação, o que não esta funcionando e através de um planejamento diário realizar algumas ações para transformar seu trabalho em um atividade prazerosa e com sentido.

Como coach já vou sugerir alguns pontos que considero importante tanto para você ou sua empresa observar em relação a insatisfação:

1. Avaliar o perfil profissional. Talvez você é a pessoa certa na função completamente errada. Já parou pra pensar nisso?

2. Listar os pontos de insatisfação.

3. Saber delegar, não acumule tarefas.

4. Analisar se os seus valores estão alinhados aos valores da empresa.

5. Agir. Evitar a acomodação e procrastinação. Lembre-se toda relação deve ser ganha ganha, nessa parceria funcionário e empresa tem que estar satisfeitos.

6. Tenha metas claras. Você colaborador deve saber exatamente o que a organização e equipe precisa. Você empresa deixe claro para cada colaborador o que ele precisa desenvolver para a evolução de sua carreira e contribuição no crescimento de sua organização.

7. Feedbacks. O funcionário precisa de feedback, ele precisa saber se está indo bem e no que precisa melhorar.

Se depois de observar todos os pontos acima, persistir numa insatisfação na empresa atual, a melhor opção é buscar novas oportunidades, afinal de contas, trabalhar insatisfeito pode prejudicar a sua saúde e a saúde da empresa. Programe o quanto antes a sua transição, antes que você fique mal se é que já não esteja, nem que seja para recuar um passo no momento, mas avançar depois. Para isso conte comigo!

Esse artigo fez sentido pra você? Se sim, clique em gostei. Se puder deixe seu comentário, vou adorar interagir com você!

Josilene Cordina é Administradora, formação pela Puc/MG. Personal & Professional Coach, formada pela Sbcoaching. Líder coach pela Organização Cóndor Blanco Internacional. 

Especializações: Mentoria para Líder e Coach, Planejamento de Carreira, Recolocação, Transição de Carreira e Planejamento Financeiro.

Estou em busca de pessoas que queiram um apoio na resolução dos seus problemas, pessoas que tenha sonhos! Que queira viver sua melhor versão na vida pessoal e profissional. Você seria essa pessoa? Se você respondeu sim, entre em contato.

Acompanhe meu trabalho.

Site: http://ocoach.sbcoaching.com.br/josilene-cordina

LindekIn: https://www.linkedin.com/in/josilene-cordina-coach/

Artigos em jornal: http://www.emfocomidia.com.br/colunistas