Caso já não tenha agido desta forma em algum momento de sua vida, observe aquele amigo ou colega de trabalho que tem por hábito recorrente, reclamar de tudo, de todos e nada parece ser bom suficiente para satisfazê-lo. Note o seu semblante, sua energia, pensamentos, falas negativas, a imagem que ele transmite aos demais, a repercussão de suas atitudes e se for próximo dele, note o rumo de sua vida e, principalmente os resultados que ele obtém com esse comportamento. Tire suas próprias conclusões quanto à adoção ou manutenção desta atitude em sua própria vida.

Se você se identificou com o papel acima, daquele que reclama, aconselho verificar se sua atitude é apenas de um reclamador contumaz ou se utiliza desse artifício para alimentar e manter-se no papel de vítima.

Explico, é comum e até aceitável, reclamar frente a uma situação indesejada, mas que tal dure minutos. Contudo, reclamar não resolverá tal situação, mas sim, aceitar os fatos (realidade) e seguir em frente rumo a solução.

Consideremos que seu caso seja aquele que apenas reclama.

Reflita: De que forma essa sua atitude infere positiva e construtivamente para a solução dos problemas, pessoas, situações e cenários dos quais reclama?

Essa atitude é lógica?

O que busca agindo dessa forma?

Como você acredita que pode mudar essa atitude para outra mais funcional?

 

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