Um judeu,há 2016 anos, humilde de origem, sábio por excelência;  que queiram ou não queiram, seja qual for sua fé, marcou a história de tal forma que foi dividida em antes e depois da passagem dele pela Terra, Jesus Cristo. Ao perguntarem a Ele como orar, assim ele ensinou, não dizendo quem deveria, ou poderia; se judeus, muçulmanos, na época os gentios, e não deixou nada relatando outras denominações; e assim disse:

Pai nosso- de quem, meu, seu, do budista, do cristão evangélico, do cristão católico, do hindu; de quem?

Que está nos céus- determinou que esse Pai está em outro lugar, e que não há só um .

Santificado seja o Vosso nome- ou seja, dá idéia de que este Pai é perfeito, puro, bom, justo, por isso merece que seu nome seja santificado.

Aqui na terra como nos céus- ou seja,aqui nós devemos devemos honrá-lo, e  há seres lá  que devem prestar essa honra, temor também, aqui como lá.

Venha a nós o vosso reino- diz que queremos que suas regras, sejam estabelecidas e vividas por nós;e não as nossas regras prevalecerem; 

Seja feita a tua Vontade- de forma condicional, estamos dizendo que estamos de acordo com o que Ele nos orientou;

Aqui na Terra como nos céus- mostra a soberania no Universo, e que lá sua Vontade deve ser cumprida

O pão nosso de cada dia nos dai hoje- é provisão, ou seja, esse Pai, não deixa faltar, a provisão diária, seja de alimento, como de outras coisas que signifiquem vida.

Perdoa os nossos pecados- reconhecemos que erramos e pedimos o favor de nos perdoar;

Assim como nós perdoamos aqueles que nos ofenderam- é condicional, ou seja, só merecemos o perdão do Pai perfeito, se nós imperfeitos, perdoarmos aqueles que erram conosco,

Não nos deixei  cair em tentação- mostra que nesse mundo estamos sujeitos a cair no engano, no erro, a todo momento, e necessitamos de Sua ajuda para não errar;

Livra-nos do mal- confirma a existência de algo que é contra a Sua essência de Bondade, ou seja, o mal; e confirma o Seu poder para nos livrar;

Por toda Honra, Glória e Louvor pelo séculos dos séculos- confirma não somente as características de Pai, mas de Senhor e Rei, com noção de eternidade....

Então Ele se apresentou a humanidade como Pai...

Quão é importante a presença e atuação real de um pai! 

Não existe sucesso na vida, negócios, riqueza, que supere o fracasso como pai!

Uma pesquisa feita nos EUA, já citada vária vezes- ref. não exata, aproximada da Igreja Epicospal Carismática do Brasil

Um homem de conduta ilibada, trabalhador, que procurava dividir seu tempo com o trabalho, a Igreja, pois  por acaso era um pastor, obrigatoriamente ficava com sus 11 filhos 1 hora/dia,  teve sua história estudada por 5 gerações , o resultado, entre muitos bem sucedidos- 1 vice- presidente da República, 90 advogados, 30 senadores, 60 médicos, 300 integrantes das FAA dos EUA. Na mesma época,um homem de certo destaque social,  do mesmo local, mais bem sucedido na vida  que criticava o estilo de vida daquele homem, pregava outro estilo, priorizar outras coisas,  com seus filhos, não houve nas 5 gerações destaque, mas 50 alcoólatras graves,inúmeros divórcios na família,  30 prostitutas, alguns suicídios, jovens drogados, mais de 300 criminosos, sendo 70 deles homicidas...

Acho que o Pai Nosso, faz diferença...

Obrigada Pai, por nos aceitar como filhos!