As capacidades medicinais da romã ou "pomenagrade" já eram conhecidas desde a antiguidade. Sabe-se que a romã é uma fruta antioxidante, mineralizante e refrescante.

Tem origem no oriente médio, exótica,alguns consideram afrodisíaca, com forte conotação cultural em diversos países, inclusive é considerada uma fruta romântica- lembrando 'Romeu e Julieta" .Cultivada no mediterrâneo, sendo Israel, um importante produtor. É uma planta que se adapta a vários climas, tropicais e subtropicais, até no semi-árido. O maior exportador é a Espanha.

No Brasil, a romã chegou na colonização portuguesa. Aqui temos  dois tipos de romã (a vermelha e a amarela), sendo a amarela considerada a nacional.

A "Punica Granatum", o nome científico da romã, é uma fruta que possui propriedades úteis no combate a doenças cardíacas, para enxaquecas, para febre, para afecções nos olhos, atua na prevenção do envelhecimento, e como vermífugo. Ou seja a romã é uma fruta medicinal.

Possui substâncias antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam no tratamento de doenças. É abundante em água, tem baixa quantidade de gorduras e pouquíssimas calorias. Rica em potássio, cálcio, ferro e fósforo. E tem ainda, minerais como, magnésio e sódio. Também possui vitamina A, tanino e vitaminas do complexo B, como a B6, e ácido pantotênico, e ainda, vitamina C, E, e é composta de carboidratos, água e proteínas. Composição nutricional: Em 100 gramas: 62 calorias; proteínas: 95 gramas; carboidratos: 17,17 gramas; vitamina C: 6,1 mg; fibra: 0,2 grama; Provitamina A: 3,5 mcg; Cálcio 8 mg; magnésio: 3 mg. Super fruta!!!

 Um desses poderosos antioxidantes naturais, que é um tipo de flavonóide mais eficiente na prevenção de problemas cardíacos e de colesterol do que o existente no tomate, na casca da uva( e conseqüentemente no vinho e no suco de uva) e no chá verde.  

Auxilia no controle da pressão arterial, em conjunto com outras medidas pertinentes , e é bactericida.

É boa como tratamento de acne e rejuvenescedor da pele.Ajuda na prevenção de rugas e no rejuvenescimento. Contém catequinas, que são mestres em neutralizar radicais livres. Ou seja, é poderosíssima contra o envelhecimento.

Decorrente da ação antiinflamatória como nutricosméticos, ou dieta, ou mesmo dermocosmético auxilia no combate a celulite, melhorando a circulação, portanto por raciocínio também melhora "olheiras".

Uma dieta equilibada e rica em româ pode auxiliar na eliminação de líquidos e perda de peso.A Romã tem betasitosterol, um fitoquímico que ajuda a diminuir os efeitos do cortisol, hormônio que provoca gordura abdominal. 

Além disso, o suco de romã tem sido utilizado em pesquisas em mulheres pos-menopáusicas, na prevenção de problemas cardíacos e de osteoporose.

Os benefícios citados, claro, só aparecem com o consumo freqüente da fruta. O recomendado é que se beba 50 mililitros do suco concentrado todos os dias. Portanto, não exagere, basta uma fruta ou um suco ao dia, é mais do que suficiente.

E evite aquecê-la, o calor destrói as propriedades da fruta.

Rica em ômega 5, protege a membrana lipídica da pele, mantendo a hidratação, favorecendo o processo de neocolanogênese, vascularização e rejuvenescimento, sendo portanto os cosméticos oriundos dessa fruta uma excelente opção preventiva, para qualquer idade, mas ideal para início aos 35 anos.Portanto, atenção para esses benefícios, e comece a usufruí-los!

Um abraço.