O sucesso das organizações dependerá da sua capacidade de ler e interpretar a realidade externa, rastrear as mudanças e transformações, identificar oportunidades ao seu redor para responder pronta e adequadamente a elas, de um lado, e identificar ameaças e dificuldades para neutralizá-las ou amortecê-las, de outro. Para uma Organização do Futuro, é fundamental: Foco no cliente e no mercado. Alianças estratégicas com outras organizações para obter sinergia. Flexibilidade, agilidade e adaptação às demandas ambientais mutáveis. Poucos níveis hierárquicos e simplicidade organizacional. Concentração nas atividades do seu Core Business, transferindo a terceiros as atividades-meios e não essenciais. Substituição de órgãos permanentes e estáveis por equipes de projetos. Customização com a personalização do cliente, substituindo a produção em massa e padronizada. Acesso e disseminação da informação a todos os membros da organização. Habilidade em disseminar a cultura participativa e democrática, o espírito empreendedor e a melhoria contínua das atividades organizacionais. Investimento em educação, tecnologia e, sobretudo, incentivos pelos resultados alcançados para motivar as pessoas e transformá-las em parceiros da organização.

O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou, uma vantagem competitiva. A capacidade de mudança requer a capacidade de aprender, e as organizações têm que aprender com as mudanças para que possam mudar sempre e, com isso, serem perenes no mercado, já que é impossível, à medida que o ritmo das mudanças se acelera, as empresas confiarem em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade.