O Profissional De Hoje, Faz Empresa do Amanhã e Vice-Versa
Porque equipes não faturam, porque equipes não elevam os ativos da empresa, porque porque porque.... Bem inúmeras razões, mas a primordial delas é a falta de atenção à capacitação dos contratados.
As empresas principalmente de porte familiar sem tradição tem a mania de contratar, vou usar esse termo "qualquer um" e tentar depois modelar essa pessoa para a sua necessidade. Isso tem 90% de chance de dá errado. Digo por vivência real e prática, digo por experiências anteriores.
As pessoas sem treinamento adequado ou formação adequada ou experiência sólida, não são capacitadas para planejar, liderar, gerenciar, tomar a frente aceitar responsabilidades e arcar com tais e se fazem, podem deixar a desejar. Dão sempre as desculpas normais como por exemplo; ...o mercado tá em crise..., os concorrentes tão abaixando o preço..., ah tô esperando a empresa me dá um suporte maior... e assim vai.
É muito complicado pois a empresa independente de como vai querer trabalhar, vai sim investir no profissional, seja ele bem qualificado e experiente ou desqualificado inexperiente e gente boa. Tenho aqui duas notas. Primeiro o profissional qualificado e experiente será mal visto por quase todos, pois os acomodados não gostam muito de profissionalismo. Segundo o profissional desqualificado inexperiente e gente boa será amado e bem visto sempre, pois se encaixará no perfil dos acomodados da empresa.
Bem a empresa vai gastar mais, pagar mais para o primeiro funcionário, porém poderá cobrar e exigir soluções e poderá ver seus ativos aumentarem. Já o segundo profissional, a empresa vai gastar menos, pagar menos, porém a cobrança não vai ser tão aplicável assim, o tempo dispendido com falhas será maior e os ativos...bem esses ativos não serão muitas vezes alcançados.
E aí qual empresa você deseja estar trabalhando, a que contrata profissionalismo ou a que contrata camaradagem! Qual profissional você é o primeiro ou o segundo...!? É vamos refletir vamos mudar vamos trabalhar do jeito certo. Deixo mais uma vez o meu relato.