O processo de Gestão passa por grandes transformações, principalmente pelo fato de estarmos literalmente quase 100% on-line. As organizações, as pessoas e o mundo estão totalmente interligados, onde a cada momento surgem novas tecnologias e plataformas, onde a informação acaba sendo instantânea. Estamos na Era Digital, que vem transformando de forma significativa o meio em que vivemos, impactando e influenciando de forma direta o mercado de trabalho, e provocado mudanças de forma descomunal nas relações com o emprego. Pois com tanta informação, há uma necessidade imediata de uma maior profissionalização, mais investimentos em educação, para capacitação e treinamento, preparando os profissionais e os adaptando ao novo cenário mais competitivo e inovador.

A sociedade está no meio de uma transição, onde há uma necessidade clara e imediata de um novo jeito de ser, pensar, comunicar, e principalmente de trabalhar. Pois esse é um caminho sem volta, devido aos impactos provocados pela transformação digital. Diante deste contexto, os profissionais que exercem cargos de Gestão vêm passando por um amplo processo de transformação, principalmente pelo fato de que sistemas considerados referenciais, demonstram vários gaps diante de um cenário completamente novo e incerto que as organizações vêm passando.

Em meio a nova realidade, as organizações precisam de um verdadeiro choque de gestão, com ampla transformação, e uma nova filosofia, onde os gestores deverão aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processos. Onde a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras e objetivas, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação, criando verdadeiros Stakeholders. 

Para ser um verdadeiro Gestor na Era Digital você precisa:

1.    Atuar como um Facilitador (Maestro), exercendo um papel de Coach.

2.    Emponderar (Empowerment) as pessoas, criando verdadeiramente uma equipe, e fazendo sempre o follow-up, não delargando os processos.

3.    Distribuir a Liderança, criando verdadeiros Sucessores.

4.    Conciliar a Visão e Estratégia, dando a oportunidade de cada um contribuir com o seu melhor.

5.    Compartilhar valores para que todos tenham regras claras.

6.    Colaborar e Unificar, pois o resultado só é alcançado através da soma das diferenças.

7.    Ter um enfoque maior do negócio, atuando de forma holística.

8.    Ser hands-on e atuar como dono do negócio.

Pensem nisso e até a próxima.