Sobre a autora: Psicóloga formada pelo Mackenzie com MBA em Liderança e Gestão de Pessoa na FGV, 13 anos de experiência em Recrutamento & Seleção e Host do canal “Dicas de Recrutadora no Youtube

Tenho lido com muita frequência reclamações e indagações sobre o por que os candidatos não recebem nenhum feedback das vagas que se inscrevem e até que participam de entrevistas na empresa.

Já estive neste papel e realmente é muito desconfortável. Tentarei passar uma visão "do outro lado da mesa" para quem sabe acalmar quem está nesta condição angustiante e delicada quando buscamos recolocação.

Adianto que é minha visão e opinião pessoal e que não agradarei Gregos e Troianos.

Assim como todas as áreas de uma empresa, Talent Aquisition ou de Recrutamento e Seleção está enxuta e sobrecarregada. Somos uma área muitas vezes vista como despesa pelas empresas, entregadora de pedido e não estratégica. Também somos cobrados e temos que “fazer mais com menos”.

Com o mercado mais receoso para contratações devido ao cenário econômico e político do país, as vagas estão com cada vez mais exigências por que tem muito profissional excelente em busca de recolocação.

Por consequência, as empresas estão podendo "escolher" e "aumentar a régua de exigências" dos novos funcionários sem custo adicional.

Outra questão que gostaria de abordar é a quantidade de currículos e candidaturas que recebemos diariamente que não tem relação nenhuma com a vaga. Estou falando de mais de 90% dos currículos que recebo não tem perfil. Entendo que é uma forma do profissional demonstrar que está em busca de oportunidade, mas infelizmente o Recrutador está passando mais tempo na triagem que em entrevistas. O que por consequência faz com que tenha ainda menos tempo de enviar um feedback personalizado.

Muitas reclamações de feedbacks são neste momento do processo de seleção. A minha indagação é: Você candidato, pensou se faz sentido se aplicar aquela vaga? Se não faz e enviou seu currículo mesmo assim, o por que acha tão ruim não ter o feedback de uma vaga a qual você não atende nenhum dos pré-requisitos?

A "panfletagem" de currículo está alta e o Recrutador, que deveria estar entrevistando e contratando, está virando um tirador de pedido pois seu tempo está alocado em triagens de perfis não aderentes à vaga.

Concluindo: Os Recrutadores são profissionais que também tem um papel bem definido e busca os melhores candidatos com as exigências definidas pelas empresas. Se por acaso não foi contatado, não desanime! Muitas vezes não é pessoal, estamos buscando os candidatos solicitados pela empresa e não temos o poder de mudar o perfil ou flexibilizar.

Foque seus esforços para as candidaturas às vagas que você tem os requisitos exigidos mesmo que tenha menos oportunidades no mercado. Tenho certeza que aumentará seu retorno.

Te convido também a participar do meu canal do youtube “Dicas de Recrutadora” enviando perguntas para que eu aborde nos vídeos semanais.

Se desejar saber um pouco mais sobre os serviços que presto para auxiliar em sua recolocação, envie um e-mail para dicasderecrutadora@gmail.com.

Boa sorte e sucesso em sua busca!

Silvia Jablkowicz