O estresse tem várias vertentes e é sabido que nos ultimos anos 49% dos lideres e 35% dos subordinados, sofrem deste mal. Na verdade é bem simple, o estresse corporativo vem de três formas, 1°uma relação de desgaste devido o tempo de casa. 2°a própria personalidade do colaborador e 3° o excesso de tarefas ou o descaso para com o colaborador.

Mas o resultado é o mesmo não importa o motivo, o estopim...o abiente de trabalho será pesado, ineficiente e instável. Tanto a empresa como o colaborador são responsáveis pelo estresse corporativo e ambos podem trabalhar essa situação através de reciclagem comportamental e auto controle.

Em períodos pré determinados a realização de feedbacks e programas de seminários ou palestras de cunho motivacional e gerencial pode trazer bons resultados, pois mostram ao colaborador a importância que lhe é dado e também o relacionamento no trabalho que deve ser adequado. O colaborador por sua vez precisa saber o que lhe ocorre e saber discernir os assuntos pessoais dos assuntos profissionais. Sempre fazer de si mesmo uma auto avaliação. Na sua estação de trabalho respire fundo, pondere, reflita e pense nos pontos positivos do dia, nos pontos negativos do dia, nas possíveis situações de estresse emeios de contornar. Essa auto avaliação não levará mais do que 3 minutos.

É muito difícil saber o que ocorre com o próximo, com nossos amigos e familiares, então imagine com os colegas de trabalho?! Cada um de nós temos diversos motivos para estarmos bem ou estramos mal, por isso a resposta vem de nós mesmos, temos que ter um auto controle forte e diário. Pratiquemos Habermas todos os dias antes de sair de casa e assim quechegar no trabalho.

Não é a toa que hoje em dia algumas empresas investem em ambientes mais descontraídos com espaços para descanso, massagem, ioga e até mesmo ambiente livre para trazer os bichinhos de estimação. Essas ações auxiliam e reduzem o estresse dos colaboradores e a empresa pequena, média ou grande pode adotar essa forma de relacionamento com seus colaboradores se estiver disposta a se resignificar quanto a sua metodologia e aos seus colaboradores. Sim a empresa pode e deve realizar ações para melhorara o seu desempenho e qualquer ação deve estar acompanhada de controles e objetivos bem claros, definidos e divulgados e entendidos.

Uma forma drástica mas não incomum é manter uma rotatividade períodica de pessoal, ou seja de tempo em tempo coloboradores são trocados de áreas ou demitidos para que se possa haver uma mudança na rotina e pessoas novas com conhecimento e atitudes renovados. Dessa forma extingue-se a rotina, o desconforto e insatisfação e o estresse acumulado.

É importante saber que não há uma forma correta ou errada para proporcionar um ambiente de trabalho saudável, pois o estresse vai existir em menor ou maior quantidade. O que se torna interessante em saber é como contralar e este controle demandará tanto da empresa como do colaborador. Mais uma vez divido minha experiência e fico a disposição.