O CONHECIMENTO NA PRÁTICA
No atual cenário de complexidade do mundo corporativo, da sociedade e das organizações em geral, os fenômenos econômicos e sociais, tem alcançado a cada dia uma dimensão global. Estes fenômenos são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização econômica, impulsionada pela tecnologia da informação, pela Inteligência de negócios e pelas comunicações, nos norteiam para um caminho sem volta. Pois a cada dia surgem novas metodologias e tecnologias que estão modificando rapidamente os ambientes. É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das organizações.
O conhecimento desempenha um papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas saber muito sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado à sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
O capital intelectual, capital humano, capacidade inovadora, ativos intangíveis ou inteligência empresarial já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos. O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir todo o conhecimento presente na organização.