Fim do ano, hora do Balanço Social que se caracteriza pela demonstração das práticas de responsabilidade social, ou seja, por meio desse instrumento a empresa torna pública as ações sociais que empreende com os seus diversos parceiros: colaboradores, comunidade, meio ambiente, entre outros. O Balanço Social é o instrumento gerencial constituído por um processo que abrange planejamento, execução, acompanhamento e avaliação das ações sociais de cada empresa, de forma a sistematizar a sua gestão social. Podemos entender que o balanço social é um conjunto de informações quantificadas, por meio das quais a organização poderá acompanhar, de maneira objetiva, o desenvolvimento de suas atividades, no campo dos recursos humanos, bem como medir seu desempenho na implantação de programas de caráter social. A expressão “balanço social” tem sido definida de várias formas, porém, com pouca divergência quanto ao caráter de prestação de contas das ações sociais. As definições pelo que se analisa, têm convergido para o entendimento de que o balanço social é um conjunto de informações econômicas e sociais, que tem como objetivo a divulgação de informações sobre o desempenho econômico e financeiro das empresas e sua atuação em benefício da sociedade.

A reputação de uma organização é um fator fundamental nas relações empresariais públicas e privadas, sejam estas formais ou informais, quer estas digam respeito à publicidade, ao desenvolvimento de produtos ou a questões ligadas aos recursos humanos. Nas maiores economias globais, as práticas empresariais podem afetar diretamente a imagem da empresa, e consequentemente seus resultados. Assim, se uma organização quiser competir, crescer e manter-se no mercado, suas ações devem contemplar e priorizar as pessoas e as necessidades da sociedade. 

 

Pensem nisso, até 2018!