O analfabetismo funcional...ele existe!
Quando falamos nas rodas de amigos sobre esse assunto, é sempre motivo de chacota, risos e nada mais. Porém não poderemos mais usar esse tema para as nossas risadas e gargalhadas, pois ele existe sim. É espantoso ele existe sim e mais espantoso não é em pessoas de idade, que colocaram o trabalho em primeiro plano para sustentar a familia e só depois pensar em voltar a estudar, pois a vida em quase sua totalidade os ensinou a viver.
Estou dizendo com total veracidade que o analfabetismo funcional evoluiu, agora os jovens entre 15 a 17 anos estão usurfruindo deste adjetivo. Como educador tenho vergonha da escola, dos pais e mães, da sociedade e do estado. As vezes tenho vergonha de mim mesmo pois fico a imaginar se eu estou exagerando nos conteúdos ou não.
Na minha época de estudo, e acredito que para todos os meus colegas, ocorreu da mesma forma, as provas eram provas, os trabalhos eram trabalhos, existiam seminários e existia senso de importância. Hoje as provas são testes em grupo ou com consulta e, raramente, ocorrem a seco. Os trabalhos tiveram uma metamorfose para uma folha de caderno e mal feita ainda. É lógico que eu, como educador, não aceito, seminários então é a morte para os estudantes.
A educação está fálida, o sistema está fálido, os funcionários estão quase fálidos, pois ainda restam os que querem dignidade para a arte de ensinar, os estudantes estão perdidos, satisfeitos, indiferentes, negligentes, insatisfeitos, acomodados e 'trolados', no linguajar deles. O universo educacional é muito mais complexo do que se imagina e não dá simplesmente para corrigir alterando um único fator. Mas tem um fator que podemos mudar: é o acompanhamento e incentivo a fazer sempre melhor, pois a vida nos cobrará isso. Digo isso porque estaremos mortos ou velhos demais quando nossos filhos, nossa geração estiver aí na vida sozinhos, os melhores... não preciso dizer o restante.
Acompanhando os estudantes, observando nossos índices, verificando notas e relatos sobre o ENEM, chego a conclusão de que estamos, de fato, numa fase de analfabetismo funcional precoce. Que triste! Eu, sendo um empresário, um dono de negócio, não contrato um rapaz ou uma moça que podem até ter características positivas, mas não sabem escrever o próprio nome de forma aceitável e legível, que não sabem elaborar um texto qualquer e, se sabem, não o fazem do jeito correto, que não sabem calcular contas simples, que não sabem discernir um fato do outro, ou seja, não sabem nada!
Quem é o culpado disso tudo? A resposta mais adequada é: "Somos nós"! Enquanto não pensarmos em mudar o sistema de educação e nos inserirmos em uma outra metodologia de ensino e aprendizagem, a educação de fato estará enterrada e sepultada.
Ahhh! para os que acham que isso é apenas nas escolas públicas, sinto informar que não. Isso também ocorre em escolas privadas de uma forma mais sutil. Mas, como o aluno ali é um número uma cifra, então não se pode deixar reprovar, não se pode exigir muito, não se pode bater de frente. Não tenho soluções para esse fato, mas tenho ideias. Tenham ideias vocês também agora que sabem um nada da ponta do iceberg.