Dentre os diversos afazeres do dia a dia de um gestor está a árdua missão de motivar seus colaboradores e se empenhar para mantê-los assim. Fala-se muito na concessão de prêmios, benefícios e maior flexibilidade nos horários do expediente, mas para não ir na contramão dos trabalhos motivacionais, é importante estar atento aos elementos que desmotivam colaboradores. A seguir, segue uma lista com nove desses fatores que podem diminuir o rendimento de uma equipe. 

Falta de transparência - Pouca clareza nas atividades que o colaborador precisa desenvolver e nas políticas da empresa são apontados como um dos principais motivos de abstenção. 

Promessas não cumpridas - Quando a realidade da empresa é muito distinta da expectativa do colaborador, que foi criada a partir do que foi prometido no momento de seu ingresso. 

A concentração das tarefas - Não delegar trabalhos aos seus colaboradores pode ser interpretado como falta de confiança da chefia. Ao fazê-lo, transmite responsabilidade e dá credibilidade ao colaborador, o desafia e o mantém estimulado. 

Falta de incentivo em desenvolvimento humano - Ao investir em formação profissional, os colaboradores veem que a empresa preocupa-se com seu crescimento e evolução.
Falta de comunicação - Se não existe o diálogo ou não existe liberdade para se expressar plenamente, muito ficará implícito. Isso pode gerar uma série de problemas, funcionais e de relacionamento interpessoal (outra importância da transparência).  

Sobrecarga - Influi diretamente no estresse e no humor da pessoa. Há muitos gestores workaholics que tentam impor um ritmo sobre-humano a seus colaboradores, que os levam a exaustão e consequentemente, o desânimo. 

Desequilíbrio entre carreira e vida profissional - Geralmente, causada pela inadequação de horários, sobrecarga de trabalho, dentre outros fatores. É um fator cada vez mais presente nas justificativas de renúncia. 

Falta de reconhecimento - Muitos colaboradores interpretam o salário como o reconhecimento pelo seu trabalho, mas muitos acreditam que a estima pelo que desenvolvem, elogios após finalizar tarefas, conta muito como fator motivador. 

Tratamento desigual - Conceder privilégios por motivos pessoais, ou não transparentes, leva o colaborador a pensar que não alcançará nada se não for amigo do chefe. Todos devem ser tratados com equidade. 

Devido às diversas situações que possam desmotivar uma equipe, é importante que os gestores reavaliem suas práticas, mantenham um diálogo constante e aberto com seus colaboradores e se atentem aos primeiros sinais de desmotivação para saná-los antes de uma possível abstenção. Assim, o gestor conseguirá manter sua equipe coesa, motivada e focada nos objetivos estabelecidos pela empresa. 

Sobre o autor: José Roberto Marques

 

É um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com experiência de mais de 26 anos no Desenvolvimento de Pessoas. Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) é o único treinador, no Brasil, autorizado pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) a ministrar o treinamento - Advanced Coach Senior (Pós Master Coach). Site IBC: http://www.ibccoaching.com.br/ - Facebook: http://www.facebook.com.br - /INSTITUTOBRASILEIRODECOACHING - TWIITER: http://www.twitter.com/ibccoaching