Como manter seus colaboradores motivados mediante as inconstâncias do mercado que torna as empresas, mais vulneráveis e exigem que seus funcionários deem o melhor de si e mantenham-se comprometidos com o desenvolvimento da empresa e vistam a camisa da organização? Não é fácil responder essa pergunta uma vez que cada empresa vive uma realidade diferente, possui problemas específicos e estrutura física diferente dentro do seu segmento e sofre as influências externas de modos diferentes.

Uma alternativa para mudar esse quadro como mencionado em artigos anteriores, é a alta administração da empresa assim como seus líderes, gestores e Depto RH, observarem atentamente o que está ocorrendo no dia a dia da empresa com seus funcionários, assim como os processos de gestão e suas devidas competências, e qual a influência que exercem no desenvolvimento da empresa e em seus colaboradores.

No meio corporativo a falta de motivação é apontada como um dos principais fatores para elevação da ausência de trabalho (absenteísmo) e para a rotatividade de seus colaboradores (turnover). Não podemos deixar de lembrar que, quando um funcionário se desliga da empresa ele estará levando consigo o capital intelectual que agrega valor ao negócio, o chamado know-how. Essa situação se complica ainda mais para a empresa quando este profissional tem um cargo estratégico dentro da empresa e é contratado pela concorrência.

Este tipo de ação acarreta dois problemas para as empresas: primeiro tentar encontrar outro profissional de talento para substituir e assumir a vaga daquele que saiu e o investimento que será despendido em seu treinamento (retrabalho); segundo evitar o desenvolvimento e avanço da sua concorrente. Lembre-se que o processo de recrutamento e seleção não pode ser efetivado da noite para o dia, exige certa cautela por parte dos recrutadores, todavia não pode ser muito longo e demorado, pois se corre o risco do candidato que está sendo avaliado, estar participando de outros processos e acabar sendo contratado por outras empresas mais ágeis, ou até mesmos pelos seus concorrentes.

Para evitar esse tipo de situação acima as empresas necessitam de instituir um processo com ações motivacionais para seus funcionários. Processos que permitam ouvir e esclarecer dúvidas de seus funcionários com relação aos assuntos diretamente ligados a empresa.

É muito importante ressaltar que deverá haver transparência da empresa quanto ao processo de gerenciamento de desempenho e desenvolvimento, assim como no gerenciamento de talentos da empresa. Instituir um planejamento de carreira onde possa haver reais possibilidades de promoções e ascensão dentro da organização. Devemos ressaltar que ações motivacionais devem beneficiar todos os funcionários da empresa e não apenas alguns.

Embora alguns não acreditem é de fundamental importância que exista uma comunicação clara e objetiva entre a alta administração das empresas e seus gerentes e gestores, e destes com seus subordinados. Nessa comunicação deverá ser deixado bem claro a importância que cada um possui para o desenvolvimento da empresa.

Outro fator importante é o clima organizacional. A empresa deve adotar um sistema de avaliação, através de questionários, se for o caso, sobre a opinião de cada integrante sobre a empresa. Com base nessas informações, a empresa deverá desenvolver planos de ação para melhorar os pontos falhos que foram identificados. Isso faz com que melhore o clima organizacional e o comprometimento de seus funcionários com a empresa. Todas essas ações motivacionais, que na realidade podemos chamar de “ações de incentivo”, tem o objetivo de incentivar, para que os funcionários deem o melhor de si, deverá ser desenvolvida internamente.

Em empresas de grande porte assim como em muitas multinacionais esse tipo de ação já acontece. Há maioria delas possui um departamento de RH que coloca em pratica tudo que comentamos aqui. Isso não quer dizer que empresas de menor porte não possam também utilizar-se desse recurso através de consultorias ou até mesmo de seus profissionais com cargos de gerencia e gestão, para isso basta que estejam bem informados e atualizados sobre esses métodos, poderá ser implantado um sistema motivacional e de avaliação do clima organizacional junto aos seus colaboradores.

Não posso deixar de dizer que, quando os colaboradores identificam a preocupação e sentem-se valorizados pela empresa, passam a desenvolver e procurar meios melhores de executarem suas tarefas, com mais disposição, empenho e economia, gerando menos gastos e agregando maior valor ao negócio.  A empresa cresce e é valorizada por isso e, nessa hora consegue identificar os profissionais que “vestem a camisa” como se costuma dizer.

Como já mencionei anteriormente, as empresas além de serem compostas pelo seu capital financeiro, também são compostas pelo seu capital humano. Sendo assim não podemos esquecer que estamos tratando com pessoas diferentes, com temperamentos diferentes, necessidades diferentes e objetivos diferentes. Devemos analisar e aliar esses objetivos individuais para que possamos utilizá-los em prol do objetivo maior que é o da empresa.

Base p/artigo – FGV -Motivação nas organizações.

Artigo publicado em 2009 atualizado em 2016.