Motivação Extrínseca ou Intrínseca?
Motivação Extrínseca ou Intrínseca?
Motivação Extrínseca - que vem de fora, ela pode ser:
1. Regulação Externa: Ocorre quando agimos por recompensa, para satisfazer exigências externas. A Frase característica é: Tenho que fazer isso.
2. Regulação Introjetada: A pessoa é motivada pela culpa e age para não se sentir culpada ou envergonhada. A Frase característica é: Eu devo fazer isso.
3- Regulação Identificada: Embora a motivação tenha vindo de fora, a pessoa identificou como importante para si mesmo. A Frase característica é: É bom para mim.
4 – Regulação Integrada – Ocorre quando a identificação foi avaliada pela pessoa e colocada em congruência com seus valores e interesses pessoais. A Frase característica é: Eu quero fazer isso.
A Motivação Intrínseca – é definida como algo interior ou interno. Ela existe por si mesmo. É a escolha ou decisão de fazer uma atividade pela sensação inerente que ela oferece e não por suas possíveis consequências
Para ter um Motivação Interna é necessário que atividade seja: Agradável; Prazerosa; Desafiadora;
A Regulação Integrada mesmo que seja o tipo mais poderoso e satisfatório de Motivação Extrínseca, não é igual á Motivação Intrínseca;
A pessoa com Regulação Integrada age para obter importantes resultados pessoais, mas não necessariamente por prazer .
A pessoa com Motivação Regulada Externa e Introjetada é mais suscetível a Stress e ao Burnout, pois encontram menos satisfação e bem estar.
A pessoa Intrinsecamente Motivada possui um grau de autodeterminação muito maior e sua frase é “ Eu amo fazer isso”.
É necessário trocar as motivações Extrínsecas pelas Intrínsecas para que você tenha os prazeres agindo a seu favor.;
Qual é a sua Motivação??
#paporeto