Qual o modo como você se diferencia na mente de seu cliente potencial? A resposta é simples, através do posicionamento. A partir de suas percepções, uma pessoa forma a sua estrutura de pensamento e, consequentemente, seus conceitos e símbolos mentais. A partir de seus conceitos e símbolos mentais, uma pessoa forma a sua estrutura de critérios de decisão do que seria “certo” e “errado”. A partir de sua estrutura de decisão, uma pessoa opta por uma solução e/ou por uma situação. A opção por uma solução remete a uma escolha de um produto. A opção por uma situação remete a uma escolha de uma marca. Um produto atende a uma necessidade. Uma marca atende a um desejo e atribui significado simbólico percebido e/ou atribuídos a um produto. O posicionamento de um produto ou de uma marca estabelece uma análise comparativa em relação aos outros produtos da mesma categoria. O posicionamento de um produto estabelece uma identidade para ele e cria uma visão do que simboliza o próprio produto e a empresa que o produz. A imagem de marca que resultou do seu posicionamento desperta as percepções das pessoas. 

O cliente (ou potencial cliente) pode ser “ensinado e/ou educado” a querer um determinado produto ou uma marca específica que ainda não “percebeu” como “necessidade”. 

A marca é o desejo, e o produto é a necessidade. 

Pensem nisso e até a próxima!