Mapeamento de processos: O que você precisa saber para otimizar suas operações
Duas coisas afundam uma empresa se não forem bem geridas: Pessoas e Processos.
O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial imprescindível para iniciar ou redesenhar um processo. Sua finalidade é definir os papéis de cada ator as ações e tarefas como um todo e identificar falhas para otimização.
Esta complexa ferramenta aprofunda no detalhe de cada operação e quando bem desenhada direciona o gestor para as falhas existentes e sua correção e ainda o auxilia na prevenção de erros futuros.
As maiores perdas nas operações são causadas por falhas quase imperceptíveis no processo.
Quando se fala em mapeamento de processos existentes, subentende-se que também o estamos auditando. Só que o foco do mapeamento não é a auditoria, mas sim o desenho de toda operação para que cada fase seja posteriormente analisada.
Existem, resumidamente, 3 fases de mapeamento do processo:
Fase 1: Diagnóstico
Fase 2. Execução
Fase 3: Revisão e Entrega
Durante a fase diagnóstica os gestores realizarão um brainstorming para levantar os principais problemas do processo atual, as vantagens, os indicadores, os custos, as entradas e saídas (inputs/ouputs) e o resultado que eles esperam daquela operação.
A Execução é a fase mais rica do mapeamento, pois durante sua realização é que todo processo será conhecido, mapeado e suas interfaces registradas. São 5 as etapas da execução:
- Entrevistas com os envolvidos
- Coleta de dados e documentos
- Observação das atividades
- Medição das ações (indicadores, tempos).
- Modelagem (desenho gráfico)
Para desenhar um processo, uma das ferramentas mais utilizadas são as metodologias PMBOK e BPM, sendo a BPM utilizada no software BIZAGI (veja imagem ilustrativa no início deste artigo)
Feito todo o mapeamento e desenho do processo iniciam-se as reuniões de acertos, ajustes e conhecimento. Nesta fase são tratados todos os achados do processo, validados e documentados. Eles servirão para oficialização e treinamento das equipes.
Mapear um processo é fundamental para reduzir retrabalhos, indicar os responsáveis de cada operação e garantir a continuidade da estratégia. Também é uma boa forma de aplicar as ferramentas da qualidade (PDCA, Ishikawa, Pareto) para gestão do negócio.
Ao mapear um processo tenham em mente as seguintes dicas:
- Não antecipe ou preveja resultados e nem ajuste o processo para um resultado esperado: isso distorce e apaga as pistas de melhorias a serem implementadas.
- Não deixe de treinar e capacitar: o processo desenhado precisa ser conhecido para que não volte a ser como era antes.
- Defina indicadores tangíveis: metas muito ousadas ou pouco arrojadas não alavancam as operações.
- Não interfira na execução do redesenho do processo: a interferência, além de coibir os colaboradores, faz com que etapas sejam puladas perdendo-se o ritmo do trabalho.
- Por fim, implemente! Um processo redesenhado e ajustado tem de ser implementado, do contrário será uma perda de tempo e dinheiro.
É importante ressaltar que nenhum processo é estático, por isso sempre devemos redesenha-lo a cada mudança para que o mesmo se reorganize.
Precisando de ajuda com seus processos, contate-me. Estou à disposição para ajudar.