Bem, prezados amigos e amigas fico muito satisfeito com essa nova norma. A ISO 9001:2015 será de um modo geral uma divisora de águas, pois o burocrático ficou para trás, a abordagem é mais simplista e eficaz. O gestor vai gerir mesmo!!! o comprometimento da Alta Direção e de toda a organização será evidenciado com esta a ISO 9001:2015. Usando a frase de uma pessoa pública conhecida, posso de fato dizer que "Menos é mais!" e é isso que vem de encontro a nós com esta nova norma.

 

Ela mudou de tal forma que é melhor a reimplantação de um sistema novo desde a base até os detalhes, do que corrigir e ajustar. Um ponto forte que foi adicionado e será o cerne do sistema foi o "Contexto da Organização" que exigirá o direcionamento estratégico incluindo análise de risco, atendimento de partes interessadas, planos e metas. O resultado disso será observado nas atividades de gestão da organização e a política da qualidade e seus objetivos serão mutáveis para atender este requisito que necessariamente será discutido anualmente. Pois a nova norma focaliza a gestão de resultados e mudanças por isso que a abolição de grande parte de documentos é viável, por isso que a realização de reuniões de análise serão mais efetivas e por isso que o Contexto da Organização, deverá ser revisto de tempo em tempo.

 

A norma ISO 9001:2015 está engatinhando nas organizações e é fato que existirá muitas dúvidas e dificuldade para empresas que não possuem uma característica gerencial forte e ou moldada nos métodos tradicionais e familiar de gestão. Podemos ter muitas empresas que vão abraçar mais forte a norma e podemos ter muitas outras que podem largar a norma. De fato será um desafio, um grande divisor de águas.