Bom dia galera!

Gostaria de trazer um reflexão.

Hoje falamos muito em soft kills, ressignificar, inteligência emocional, Inteligência positiva, resiliência, entre outros vários termos que estão na moda. O que em minha opinião são extremamente relevantes para um profissional de alto desempenho.

Mas em meio a tudo isso gostaria de ressaltar dois professores fantásticos que tive na minha vida, meu pai o Sr Valdemiro e meu avo o Sr Aurélio.

Eles me ensinaram algo que eu não posso encontrar em livro algum, me ensinaram a ter caráter e integridade e acredito que todos os cursos que fiz e habilidades que tenho não teriam valor nenhum sem estes ensinamentos.

Para exemplificar gostaria de contar uma história:

Eu e meu primo Leandro tínhamos uns 9 anos e sempre passávamos férias no sítio do meu avô, então fomos pescar no açude do vizinho, pegamos um peixe e viemos correndo, felizes mostrar para nosso avo. Ele com aquele olhar tranquilo perguntou? Onde pescaram? (Pois ele reconheceu que não havia aquela espécie em seu açude). Respondemos que pescamos no vizinho. Vovô pergunta: E vocês pediram se podiam pescar? Olhamo-nos e dissemos que não.

Então voltem lá devolver, procurem o Sr .... e peçam desculpas pois não se pega nada que não é seu sem pedir antes. E assim fizemos. Aquela lição esta fresca na minha memória até hoje.

Aprendi com meu pai a trabalhar duro, falar a verdade, ser honesto, ser justo, procurar ser o melhor no que faço não para os outros reconhecerem mas porque é o correto, empenho e dedicação para ser um espelho para família, para minha esposa e para minha filha.

 

Então concluo que habilidades você adquiri com esforço, dedicação, empenho e estudo. Caráter ou você tem ou não. Contrate caráter, treine habilidades e terá um time de sucesso.