Para transformar dados em informações precisamos de ferramentas. Mas para transformar informação em conhecimento precisamos de tempo. Conhecimento não é nem dado nem informação, mas está relacionado a ambos. Podemos pensar em informação como sendo dado que faz sentido, que faz diferença. Mas o conhecimento seria então um conjunto formado por experiências, valores, informação de contexto e da criatividade aplicada a avaliação de novas experiências e informações. Esta abordagem, útil para aplicações ao trabalho e às organizações, identifica o conhecimento como algo inseparável das pessoas.

Nas organizações o conhecimento se encontra não apenas nos documentos, bases de dados e sistemas de informação, mas também nos processos de negócio, nas práticas dos grupos e na experiência acumulada pelas pessoas, análise, pesquisa, estudo, inovação, criatividade, enfim. Conhecimento sobre o mercado, a concorrência, os clientes, os processos, e tudo mais que possa trazer vantagem competitiva para a organização.

O conhecimento é transmitido por pessoas e para pessoas, através de meios estruturados. Além disso, as pessoas, obtém conhecimento daqueles que já o têm, através de aprendizado interpessoal e compartilhamento de experiências e ideias.

As pessoas derivam conhecimento das informações de diversas formas: por comparação, pela experimentação, por conexão com outros conhecimentos e através das outras pessoas. As atividades de criação de conhecimento têm lugar com e entre os seres humanos.