Indicadores de Manutenção
Hoje falaremos sobre indicadores de Manutenção. Indicadores são usados para medir a Performance da Manutenção, conhecidos como KPI ( Key PerformanceIndicators). Temos muitos indicadores, alguns dos mais utilizados nas empresas atualmente são Backlog, MTBF, MTTR, Indisponibilidade, Custo por HH, Custo por peças, Eficiência de Programação, Cumprimento do Plano de Manutenção, Alocação de recursos, Indisponibilidade e outros que são fornecidos por softwares ou por planilhas de controles.
Existem vários arquivos, documentos, páginas e locais de consulta que tratam desses indicadores, mas para não falarmos de mais do mesmo, vamos focar nos indicadores que são essenciais para um começo de implantação de um programa sólido de manutenção, tentando transmitir de uma forma simples o raciocínio.
A manutenção é uma área de apoio, trabalha com clientes e fornecedores. Em nossa interação com nosso cliente, geralmente o indicador mais importante é aIndisponibilidade. A Indisponibilidade é usada para medir quanto a manutenção impactou no processo de produção. Ela é caracterizada por uma quebra ou diminuição de capacidade proveniente de uma falha na manutenção do equipamento que afetou a capacidade produtiva do mesmo.
A forma de medir a indisponibilidade é simples: Tempo total de horas de paradas por quebras / Tempo total de horas disponíveis para produzir. Com essa fórmula temos o % de indisponibilidade.
Depois de atender o principal objetivo do cliente que é ver o equipamento disponível e confiável para produzir, destaco 3 indicadores que podem nortear seu setor de Planejamento e Controle de Manutenção, dando visibilidade ao gestor sobre o funcionamento da área. Esses indicadores formam um índice que mede a saúde da Manutenção.
Eficiência de Programação - Indicador que mede a resolução das atividades programadas. Esse indicador mostra se você está programando corretamente as atividades, garantindo assim o momento perfeito para a manutenção ocorrer. Nesse indicador o gestor consegue verificar se as demandas estão sendo cumpridas e se não estão o porquê disso. Aqui podemos ver se a atividade não foi executada por falta de material, de mão-de-obra ou até mesmo por um erro de programação.
Para medir a Eficiência de Programação utilize a seguinte fórmula: Nº de Atividades Executadas / Nº de Atividades Programadas. O resultado é o seu % de Eficiência.
Cumprimento do Plano - Indicador utilizado para medir a resolução de atividades preventivas programadas. O Plano de Manutenção Preventiva é a maior ferramenta da manutenção para deixar de agir reativamente e agir preventivamente. Esse indicador visa assegurar que o plano proposto está sendo seguido. Inclui-se nesse plano tudo que fizer parte do plano, como lubrificação, Inspeção de rota, checklists, preventivas e etc.
A fórmula de medição do Cumprimento do Plano de Manutenção é: Nº de atividades preventivas executadas / Nº de atividades preventivas programadas.
Alocação de Recursos - Calcula o quanto se programou para a mão de obra disponível. Importantíssimo na obtenção de dados para tomadas de decisão sobre dimensionamento de equipes, esse indicador vai dizer o que o gestor precisa saber: Tenho trabalho para toda a equipe? Tenho muita gente para pouco trabalho ou pouca gente para muito trabalho?
A Alocação de Recursos é medida da seguinte maneira: Horas de atividades alocadas de todos os técnicos ( tempo utilizado para a realização das atividades programadas) / Horas de mão-de-obra de todos os técnicos disponíveis. Permita-me um exemplo: Um técnico tem 8 horas disponíveis diariamente, porém as atividades as quais eu programei somam 4 horas, isso significa que eu aloquei apenas 50% do meu recurso.
Com esses indicadores seu PCM já sai da inércia e começa a lhe fornecer dados para avaliação do seu setor de manutenção. Além desses, tem 2 indicadores que são muito utilizados em Industrias de grande rendimento, Indicadores que compõe a chamada "Classe Mundial": MTBF e MTTR. Vou sintetizá-los sem entrar muito no detalhe, já que os mesmos são utilizados em uma fase posterior a implantação da Manutenção.
MTBF (Mean Time Between Failures ou Tempo Médio Entre Falhas) - Indicador que vai medir o Tempo Médio em que as máquinas e equipamentos das linhas de produção trabalharam de forma ininterrupta por motivos de quebras. Mostra a confiabilidade de seus equipamentos. Quanto maior esse tempo melhor.
Sua fórmula: (Horas disponíveis para produção - Horas de parada de Manutenção) / Nº de quebras. Exemplificando: Em um mês temos de 30 dias temos 720 horas, se tivermos 60 horas de paradas de manutenção no mês e 10 quebras teríamos um MTBF de 66 horas, 0u seja, em média, a cada 66 horas acontece um evento (Falha ou quebra) de manutenção.
MTTR (Mean Time To Repair ou Tempo Médio Para Reparo) - Indicador que vai medir o Tempo Médio em que as máquinas e equipamentos das linhas levaram para ser reparados. Mostra a eficiência de sua equipe de manutenção. Quanto menor esse tempo melhor.
Pode ser calculado através da fórmula: Horas de Parada de Produção / Nº de Quebras. Utilizando o exemplo acima, com 60 horas de parada e 10 quebras, teríamos um MTTR de 6 horas, ou seja, a média de horas utilizadas para tratar as quebras foi de 6 horas.
Como disse lá em cima, temos muitos outros indicadores, mas começando com esses seu trabalho já vai ser facilitado!
Fiquem a vontade para comentar! Grande Abraço!
Jerônimo Simeão Júnior