Algumas pessoas, frequentemente queixam sobre a dificuldade que sentem em trabalharem focada, que não se sentem produtivas e ao mesmo tempo, não conseguem localizar os obstáculos que lhes roubam o foco.

Segundo a psicologia, o hábito caracteriza-se por qualquer comportamento que é repetido regular ou automaticamente ou que requer pouca ou nenhuma razão naquilo que é aprendido e inato. Alguns hábitos podem ser disfuncionais a nós e prejudiciais às pessoas em nosso entorno.

O mais potente sabotador da produtividade são os maus hábitos. Eles se instalam em sua rotina diária e, como em sua maioria, são prazerosos, tendenciosamente são repetidos de forma automática e acrítica, até que se perceba os danos que estão causando em sua vida.

Maus hábitos que causam a distração comprometem sua concentração, tendem a atrasá-lo em compromissos e tarefas, minam sua eficiência, diminuem sua criatividade e baixam seu desempenho em geral. Perceber e assumir o controle da situação é fundamental e, não apenas em função da produtividade. Um estudo da Universidade de Minnesota descobriu que as pessoas que exercem um alto grau de autocontrole tendem a serem muito mais felizes do que aqueles que não o fazem, tanto a curto, quanto em longo prazo.

Alguns maus hábitos podem causar mais danos do que outros. Seguem os mais problemáticos:

 

Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.