Uma das qualidades mais importantes de uma pessoa é sua capacidade de se manter focada em meio a tantas opções de entretenimento, de deveres, de dificuldades, isto é, de qualquer coisa que provoque a desconcentração do indivíduo às coisas que realmente lhe são importante na vida. Obviamente, não estamos aqui falando de pessoas que tem déficits de atenção, isto é uma questão de natureza psicológica que acomete algumas pessoas. Do que vamos tratar aqui é daquelas que estão tão focadas e determinadas a realizar seu objetivo, que nada ao seu redor lhe retira a concentração, o foco.

No entanto, em um mundo com redes sociais, TVs por assinatura, lazeres mil, sem aqui colocar as questões obrigatórias de subsistência, os quais nos obrigam a trabalhar, pagar as contas, cuidar dos filhos, cuidar dos pais, atender as rotinas administrativas obrigatórias, uma das coisas mais difíceis de manter é o foco em um objetivo. Porém, para se chegar a algum lugar, seja profissional ou pessoal, é preciso se manter alinhado a uma meta sem desistir ou recuar, aqui cabe a resiliência, que tratei em artigo anterior. Mas sem foco, resiliência é desnecessário. Sem foco, planejamento é desnecessário. Sem foco, não há direção, não há objetivo, não há nada.

Grandes vencedores, nunca perdem o foco em seus objetivos. César Cielo, nadador brasileiro, recordista mundial nos 50 e nos 100 m, em uma entrevista disse que para atingir os tempos que lhe deram esses records, fixava em seu quarto, na cabeceira da cama, em um papel bem visível um número pretendido, para dormir e acordar focado nesse tempo. Conclusões, anos de treinamento e foco, lhe transformaram um dos mais importantes nadadores brasileiros de todos os tempos.

Outro grande exemplo foi o maior piloto brasileiro de todos os tempos. Não só pela quantidade de títulos e records, mas sobretudo, pela personalidade forte e determinada que fez dele um dos brasileiros mais adorados no mundo inteiro. Sempre concentrado, sempre focado em seus objetivos, Airton Senna da Silva influenciou milhões de pessoas não apenas pela sua genialidade nas pistas, mas, sobretudo, por sua capacidade de motivar milhões de pessoas a agir com determinação, coragem e resignação. Mesmo consagrado, com três títulos mundiais, dezenas de pole positions, ultrapassagens magistrais, sendo considerado o rei da chuva,  mesmo com todas essas conquistas e reconhecimento dos críticos e até dos adversários, mesmo com todos esses motivos, nunca desistiu de desafiar seus próprios limites. Morreu na pista desafiando a força tangente e seus próprios objetivos. Salve o mito Airton Senna.

Bem, mas assim como nas piscinas, como na Fórmula 1, no mundo dos negócios, é fundamental ter foco e determinação. Um vendedor de verdade, não persegue a meta definida pela empresa, ele busca superar seus próprios limites. Sua meta pessoal. Se atinge sua meta nos primeiros 15 dias de trabalho, continua atrás de um número mágico, definido por si mesmo para conquistar sua realização pessoal. É óbvio que não é todas vezes que vencemos. Até os atletas acima perderam, mas, nos deixaram uma importante lição, que, se não formos firmes em nossos princípios e convicções, se não formos decisivos em nossa vontade de superar nossos próprios limites, não vamos atingir meta alguma. Seremos engolidos pela concorrência. A quem diga que trabalhar de mais não é bom para saúde, causa ansiedade e estresses, já a outros que pensam exatamente ao contrário, que o trabalho é que lhe da mais saúde e alegria. Tudo que é feito com paixão e amor, é feito de tal forma que não percebemos o cansaço. Logo, para estar focado, é preciso gostar muito do que está fazendo a ponto de deixar de lado inúmeras outras coisas que podem proporcionar prazer. Porém, quem tem foco, determinação, e vontade vencer, quer deixar anotado seu nome na história, não está aqui só como um mero espectador das conquistas alheias, está aqui para protagonizar, para ser o ator principal do filme de sua vida.

Não se trata de arrogância, ou qualquer outra interpretação invejosa que possa parecer essas colocações, trata-se de um poder que todos temos de revolucionar a vida, que está dentro de todos nós, mas que alguns acreditam e outros não. Se você é da turma que acredita sabe do que estou falando, já fez coisas inimagináveis em sua vida, porém, se é da turma que pensa “eu jamais seria capaz de fazer isso”, seu pensamento é o seu maior algoz, seu maior inimigo. Na primeira dificuldade, seu foco será voltado para essa pequena frase derrotista. Seja lá você quem for, tire esse pensamento da cabeça, pois onde estamos é onde estão nossos pensamentos.  Ao invés disso pense, “eu sou capaz de revolucionar minha vida, e vou começar AGORA.”