Dando continuidade ao artigo anterior: Questionamentos essenciais quando se planeja a carreira. 

 

Considerando o fato que você esteja atuando em seu plano A, mas sente que é necessário, e o momento para uma mudança de carreira, pode então, ser a hora de investir fortemente no pensamento estratégico. Lembre-se que, estratégia é o conjunto de medidas (ações) necessárias para concatenar sua situação atual com o futuro desejado, visando conquista e auto realização pessoal e profissional.  

 

A elaboração de um bom plano é parte integrante e fundamental da estratégia. Trata-se inicialmente de “desenhar” quais providências e ações serão adotadas para que você atinja suas metas desejadas para seu futuro profissional. Para elaborá-lo você poderá usar algumas ferramentas de planejamento estratégico, utilizadas nas empresas, mas também, muito uteis para aqueles que querem mudar seu rumo profissional. Seguem: 

 

  • S. M. A. R. T - > Uma das ferramentas mais conhecidas. Cada letra de SMART, que significa esperto, em inglês, é uma palavra que se traduz em: 

 

Specfic (Específico): Os seus objetivos precisam ser específicos. Quanto mais objetivo, mais seu cérebro se organizará para agir e atingir os resultados. Seja claro e conciso na hora de estabelecer seu novo rumo de carreira. 

 

Mesurable (Mensurável): É fundamental estabelecer parâmetros que possibilitem uma análise (baseada em fatos comprovados), na hora de verificar se foram atingidos ou não. 

 

Attainable (Atingíveis): Além de atingíveis, os objetivos devem ser adequados e factíveis com sua realidade, visando evitar frustração desnecessária. Também, deve ser bom e positivo para você profissional, e não pode ser ruim ou prejudicial para outras pessoas. 

 

Realistic (Realista): Os objetivos devem ser realistas, ou seja, possível de realização. Se você não é afeto as ciências exatas, a engenharia, por mais promissora que seja a carreira, não será a área que o fará feliz, correto? Para que seja realista no momento de escolha de seu objetivo, é necessário antes, conhecer seus pontos fortes e fracos.

 

Time (Tempo): Defina os prazos para cada mudança necessária para seu objetivo e estabeleça o tempo ideal (data), para alcançar os primeiros resultados em sua carreira. 

 

  • Análise SWOT - > Ferramenta adequada para fazer a análise do cenário de sua vida profissional. Em que ambiente (realidade), você está e para qual ambiente você irá. Cada letra de SWOT corresponde a uma palavra em inglês: 

 

Strenghts (Forças): Quais são as suas forças, seus pontos fortes, suas vantagens competitivas em relação aos outros profissionais. Em suma: o que você faz muito bem? 

 

Weaknesses (Fraquezas): Quais são suas fraquezas, seus pontos de atenção. No que você não é bom (qual seu “calcanhar de Aquiles”). Necessário refletir com integridade, sinceridade e humildade, para que não comprometa os resultados de seu objetivo. 

 

Opportunities (Oportunidades): Quais são as oportunidades que surgem no cenário? Defina quais aspectos externos são positivos frente ao seu objetivo. 

 

Threats (Ameaças): Quais são as ameaças externas? Quais aspectos deste cenário podem comprometer seu plano?

 

A análise pode ter um aspecto gráfico que o ajudará a se situar melhor no cenário de mudança. 

 

No modelo de gráfico mais utilizado, tem-se quatro possibilidades de cenários, formando quatro quadrantes: 

 

Quadrante superior esquerdo - Strenghts: Onde encontramos mais forças do que fraquezas e mais oportunidades do que ameaças. Esse é o lugar ideal para estar, mas nem sempre estamos lá. 

 

Quadrante superior direito - Weaknesses: você tem mais pontos fortes do que fracos mas enfrenta mais ameaças do que enxerga oportunidades. Continue, mas tenha cuidado, comece a pensar em um plano de carreira. 

 

Quadrante inferior esquerdo - Opportunities: é o pior lugar para se estar. Onde você tem mais pontos fracos do que fortes e as ameaças são mais numerosas do que as oportunidades. 

 

Quadrante inferior direito - Threats: Onde você tem mais oportunidades do que ameaças, mas tem mais pontos fracos do que fortes. Mude, melhore e se prepare para subir ao quadrante superior direito.

 

Ciclo PDCA - > P – Plan, D – Do, C – Check, A – Act. Ferramenta para planejamento estratégico muito usada nas empresas. 

 

Faça um círculo que vai girar no sentido horário e divida internamente em quadro quadrantes, e preencha com a primeira letra (P) o superior direito, (D) o inferior direito, (C) o inferior esquerdo, (A) o superior esquerdo e comece o ciclo. 

 

Plan: (Planeje). Elabore o seu plano de carreira. 

 

Do: (Faça). Execute o seu planejamento, ponha-o em curso. Existem dois casos típicos: alguns que fazem sem planejar e outros que planejam e não executam. Não seja você mais um profissional a se auto sabotar. Tenha claro que, se nada for feito, nada mudará, continuará a obter os mesmos resultados e possivelmente, sentimentos de culpa e frustração. Coragem e mãos à obra! 

 

Check: (Cheque) Verifique se você está seguindo o plano traçado e se está funcionando ou identifique eventuais desvios e faça a correção de rota necessária. 

 

Act: (Aja) Atue em relação ao seu plano. Revise-o e perceba quais são os ajustes necessários antes de recomeçar o ciclo. 

 

Plano de ação - 5W2H - > É basicamente um formulário para execução e controle de tarefas onde são atribuídas as responsabilidades e determinado como as ações devem ser realizadas, assim como, quem fará, motivos, prazo para conclusão e custos envolvidos.. Enfim, é um micro-ckeck-list para nos auxiliar na lembrança dos sete pontos principais deste plano de ação que pode ser aplicado ao desenvolvimento de sua carreira 

 

Recebeu esse nome devido à primeira letra de cada palavra em inglês:

 

  • 1 – What (o que será feito),

  • 2 – Who (quem fará),

  • 3 – When (quando será feito),

  • 4 – Where (onde será feito),

  • 5 – Why (por que será feito)

  • 1 – How (como será feito)

  • 2 – How Much (quanto custará)

     

    Este modelo de plano de ação pode deixar claro tudo o que deverá ser feito (“What”?), se a sua execução envolve mais de uma pessoa, deve esclarecer quem será o responsável por cada ação (“Who”?), e quando (“When”?). onde (“Where”?) serão feitas. Quando necessário, para evitar possíveis dúvidas, deve-se ainda esclarecer, os porquês, as razões (“Why”?) da realização de cada ação, como (“How”?) deverão ser feitas e os custos ou investimentos (“How” Much”?) necessários para a realização de seu objetivo. 

Marcio Caldellas – Psicólogo clínico, Personal, Career & Executive Coach certificado pela Sociedade Brasileira de Coaching e BCI – Behavioral Coaching Institute – USA. Sólida carreira desenvolvida em Executive Search como Headhunter atuando com posições executivas. – www.mccoaching.net