Feedback na Indústria Farmacêutica
Feedback ainda é algo nebuloso para muitos gestores, embora seja uma prática muito importante para eles e suas equipes.
Muitos acreditam que o feedback deve ser usado para pontuar os erros de seus colaboradores, mas não é bem assim.
O feedback deve ser dado para mostrar qual o resultado do comportamento que se espera da pessoa. Todo feedback em sua essência é uma conversa de aprendizado.
Em resumo o objetivo final do feedback é contribuir para o crescimento profissional, ou seja, visa o desenvolvimento da equipe.
Quando devo aplicar o feedback?
O feedback tanto pode ser dado para alterar uma ação não efetiva quanto para multiplicar uma ação produtiva. Tanto em situações de melhoria como em situações de reconhecimento.
Deve ser usado durante o percurso para atingir a meta principal como reconhecimento quando cada mini-meta for atingida. Isso motiva e engaja a equipe para superar os desafios diários.
Feedback x avaliação de desempenho
Não confunda o feedback com a avaliação de desempenho, pois o primeiro deve ser diário e o segundo deve ser periódico, uma vez por ano por exemplo.
5 passos para um feedback eficaz
A grande dúvida é como aplicar um feedback efetivo diariamente. Esse é o maior desafio para a liderança. Para te ajudar aqui vão alguns passos:
1) Descreva especificamente, a situação e a ação
2) Comunique o impacto do comportamento de seu colaborador, em você e/ ou nos outros
3) Se for o caso exemplifique, use frases que foram ditas por ele
4) Seja conciso para estimular o diálogo a fim da pessoa refletir sobre o assunto e posicionar-se
5) Trate um assunto por vez
O feedback é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento profissional de sua equipe e para a melhoria dos resultados na empresa.
Aguarde o próximo artigo, pois irei te apresentar uma técnica de feedback simples e muito eficiente para você aplicar em sua rotina diária.
*fonte: Lider Coach - ICI (Integrated Coaching Institute)
Abraços
Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras www.h2ocoaching.com.br