Como sabemos, 2015 foi um ano de "fazer mais com menos", e 2016 já nos mostra que não será tão diferente.

Mas o que um profissional de Trade deve fazer para ser mais assertivo e criativo em tempos como esse? Mesmo com a verba reduzida saiba que é possível fazer projetos interessantes, e até mesmo executar ações inovadoras.

Bons profissionais de Trade não podem apenas matar um leão por dia, eles devem encontrar o leão para depois matá-lo. Tirar o coelho da cartola se tornou algo comum entre esses profissionais. Chegou o momento de você mostrar a sua capacidade, garantir o seu emprego e quem sabe futuramente até ser promovido.

Veja algumas dicas de ações promocionais que você poderá executar.

AÇÕES PONTUAIS

Essas ações são simples de serem executadas e fidelizam bastante os clientes. As mais conhecidas são ações de aniversário de loja, inaugurações e reinaugurações. Geralmente é oferecido um café da manhã personalizado da marca montado em uma mesa decorada com arco de balões. Se você trabalha em uma indústria alimentícia poderá expor os produtos para uma degustação, caso não, trabalhe outros elementos da sua marca. Aproveite o resto do dia e faça um outro tipo de ação no período da tarde, podendo ser divulgação, compre e ganhe, blitz ou degustação. Caso tenha blimps ou pórticos dos produtos/marca é aconselhado o uso na loja. Mostre para o consumidor final que nesse dia você estará presente na loja. Seja criativo!

Outro diferencial é escolher datas específicas para execução dessas ações. No dia 26/01 podemos observar no calendário promocional que essa data é conhecida como dia da gula. Então, se você trabalha com produtos com esses atributos com certeza conseguirá fazer uma ação bem diferenciada. A comunicação pode ser feita com banners e cartazes. Faça um levantamento de sell-out das principais lojas no segmento que deseja para depois buscar a aprovação da ação. 

Não espere apenas que o setor comercial proponha! Você como profissional de Trade deve conhecer o seu cliente e mostrar o diferencial da sua marca.

Essas ações são curtas e objetivas porém devem ser bem planejadas e executadas, pois fortalecem o relacionamento empresa/cliente.

COMPRE E GANHE COM SHRINK

Esse tipo de ação é indicada quando se deseja juntar um específico produto a um brinde ou a outro produto. Geralmente são feitos manualmente nos PDVs pela equipe de loja ou merchandising. Quando não puder ter custos com mão de obra terceirizada a solução é utilizar essa ferramenta.

Esse tipo de promoção agrada aos clientes, pois todos querem comprar e ganhar algo automaticamente. Não se esqueça de comunicar isso de uma forma bem chamativa!

 

  FITA - LEVE MAIS POR MENOS

O intuito desse tipo de ação é colocar alguns produtos envoltos por uma fita que mostrará que o cliente ganhará mais unidades e pagará por menos caso compre esse combo. Ações como essa não demandam tanto tempo, e podem ser executadas pela própria equipe de merchandising.

Esse tipo de mecânica é usada também quando se tem muitos produtos com data de vencimento próxima. O giro dos produtos aumenta rapidamente fazendo com que o estoque diminua. Vale ressaltar que, é essencial a criação de ponto extras, pois apenas na gôndola você não terá bons resultados.

ESTOURE E GANHE

Essa ação visa trabalhar com balões no ponto de venda. A cada R$X,XX de compras de produtos o cliente terá direito em estourar um balão que conterá um prêmio surpresa. É interessante ter variados produtos, até mesmo de valores diferentes. Quando se escuta o estouro do balão dentro de uma loja automaticamente os outro consumidores buscarão saber o que está acontecendo. É uma ação muito eficiente, simples e divertida!

 COMPRE E GANHE - ON PACK

Nessa ação você produz um combo com produtos dentro de uma embalagem comunicando a promoção. A montagem desse pack pode ser feita no próprio ponto de venda. Você deve escolher o brinde e produtos que você colocará no pack! Nesse tipo de promoção é importantíssimo a montagem de pontos extras, assim como a escolha correta de qual canal trabalhar. Geralmente On Packs saem montados da indústria, porém pode-se criar modelos mais simples para montagem nos próprios PDVs.

Ressaltei aqui apenas algumas ações utilizadas, porém existem diversas possibilidades. Não basta ter uma boa ideia, se não colocá-la em prática nunca poderá comprovar que foi boa. Os profissionais de Trade não podem esperar a crise parar para apresentar propostas criativas, rentáveis e dinâmicas.

Estou à disposição para qualquer esclarecimento! Minha intenção é contribuir para o crescimento de todos os profissionais de Trade, sendo de grandes, médias e pequenas empresas.

Vejam também outros artigos que escrevi.

 https://www.linkedin.com/pulse/article/zona-de-conforto-cemit%25C3%25A9rio-l%25C3%25ADderes-magnum-sampaio-1/edit

 https://www.linkedin.com/pulse/article/lideran%25C3%25A7a-exemplar-magnum-sampaio/edit

Obrigado.

Magnum Sampaio