Visando, discutir os fatores determinantes e limitantes no planejamento dos riscos de um projeto público no Brasil, vamos inicialmente definir “risco”. Risco do projeto é um evento incerto ou aleatório que, se ocorrer, tem um efeito negativo (adversidade, restrição) ou positivo (oportunidade) sobre os objetivos do mesmo [1].

...”devemos ter um efetivo processo de identificação e controle de eventos incertos, eliminando ou minimizando os que podem afetar os recursos do sistema, com objetivo de melhorar os resultados. Este deve ser implementado em todos os níveis organizacionais, desde os estratégicos até os operacionais, passando por todas as funções”...[2].

Conhecer riscos é imperativo na gestão de projetos, pois dessa forma podemos emitir o correto plano de mitigação ou eliminação, porém não os conhecer pode ser fator de fracasso no projeto. Um projeto público, normalmente se apresenta em um ambiente de muitas incertezas, seja essa de alternância de poder ou mudança de legislação ou mesmo ainda alterações tecnológicas e econômicas, daí a necessidade de identificar, controlar e fazer gestão correta dos riscos.

Como ocorre em todas as etapas de desenvolvimento e planejamento e em especial os projetos públicos deve-se ter a correta compreensão e conhecimento de toda legislação pertinente ao projeto de forma gerar melhor compreensão para análise e identificação dos riscos e obviamente uma gestão adequada desses.

O processo de identificação e controle de eventos incertos, eliminando ou minimizando os que podem afetar os recursos do sistema, com objetivo de melhorar os resultados é tarefa da gestão de projeto seja público ou privado.

Os projetos públicos, podem apresentar mais incertezas, ocasionada pela troca dos sucessores públicos que não dão continuidade a projetos anteriores ou ainda alteram o escopo inicial. 

O gerenciamento de projetos é utilizado por organizações dos mais diversos ramos de atividade, inclusive na área pública, e tem sido de fundamental importância para transformar o planejamento em resultados, otimizando a alocação de recursos, diminuição das surpresas e trazendo maior eficiência à gestão de projetos. [3]

Autores, como Farnham e Horton em S. Managing the new public services. London: Macmillan (1992), concordam que a forma de gerir os serviços públicos é bastante diferente da adotada no setor privado em virtude das peculiaridades estruturais, destacando de forma convergente que o setor privado é constituído por “entes que envidam esforços na produção de bens e serviços, os quais trocam por valores monetários que permitem sua sobrevivência. Esse fato justifica os esforços na busca pela eficiência tendo a lucratividade como o objetivo a ser perseguido” [4].

Concluímos que coma crescente preocupação com gestão dos projetos públicos ao longo dos últimos anos, especialmente quando as mídias anunciam, por exemplo, atrasos em obras, tais como, a transposição do Rio São Francisco, estradas e Metro. Esse tema acaba incentivando, por vontade própria, os governantes ou por pressão da sociedade a adoção de práticas de gestão de projeto e identificação dos riscos. 

Felizmente há referências acadêmicas adequadas, em especial as boas práticas de gerenciamento de projetos reunidas no Guia PMBOK® e sua Extensão Governamental que tem ajudado na implementação de uma cultura de gerenciamento de projetos na estrutura administrativa pública. 

Observamos que a atuação da sociedade, cobrando os gestores públicos da correta aplicação dos recursos e o desenvolvimento de uma cultura de aprimoramentos da gestão pública com constante qualificação além do uso de técnicas adequadas de gestão de projetos são fatores imprescindíveis, porém não limitado a estes, na obtenção dos melhores resultados para os projetos públicos.

Referências bibliográficas:

[1] – NASA National Aeronautics and Space Administration, 1999

[2] – Curso FGV on line módulo IV Técnicas de Gerenciamento de Riscos

[3] – PESTANA, CARLOS VICTIR SALVAREZ e VALENTE, GABRIELA VOSS PARAJARA . GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Disponível em http://www.escoladegoverno.pr.gov.br/ 

 

[4] – PISA, BEATRIZ JACKIU e OLIVEIRA, ANTONIO GONÇALVES - GESTÃO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM INSTRUMENTO PARA O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Disponível emhttp://www.eventos.ct.utfpr.edu.br 

 

Autor: Luiz Antonio Gomes Correia

Engenheiro Químico, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e especializações em Gestão de Projetos e Supply Chain/Logística, com mais de 30 anos de experiência em Industria Farmacêutica, Alimentícia, Operador Logístico e Empresa de Tecnologia, tendo atuado em diversas áreas como Qualidade, Produção, Supply Chain, Logística, Comercial e Gestão de Projetos.