Muitos já ouviram falar sobre motivação. Poderemos encontrar e ler diversos artigos sobre o assunto.

O que vale a pena destacar, para que não existam interpretações errôneas sobre o termo “motivação”, é que se trata única e claramente de um impulso que faz com que as pessoas ajam pra alcançar seus ideais ou objetivos de vida. Portanto, podemos afirmar com clareza que é algo intrínseco ao ser humano, uma força interna.

É aquele impulso que nos faz acordar de manhã e ir ao trabalho, estudar, passear, viajar e principalmente é o que nos mantém ativos durante toda nossa vida. A motivação está diretamente ligada com nossos objetivos, sonhos, desejos e vontades, ou seja, a satisfação de nossas necessidades, conforto e segurança.

Motivação é uma palavra derivada do latim que significa “motivusmovere” está diretamente relacionada com movimento. ”Poderíamos defini-la da seguinte maneira: Motivação é uma força, uma energia interna que move uma pessoa em direção ao seu objetivo ou vontade”. Essa energia dura praticamente à vida toda. A motivação envolve diversas atividades as quais nos levam a busca de diversos objetivos, necessidades, desejos ou vontades.

Podemos nos tornar motivados ou estimulados por meio de necessidades internas ou externas que podem ser de caráter fisiológico ou psicológico. Se por algum motivo, ficarmos sem tomar água por algum tempo, o nosso organismo reagirá de uma forma tal que constantemente nos sentiremos compelidos a buscar nosso objetivo, ou seja, saciar a sede. O comportamento motivado tenderá a prosseguir até que nosso objetivo ou necessidade seja alcançado, de forma a reduzir a tensão que estamos sentindo, nesta situação, a busca pela água. Muitas vezes conseguimos driblar a necessidade com outro aspecto.

Se estivermos com sono, por exemplo, todo o nosso comportamento se voltará a perseguir o objetivo de acabar com o sono, ou seja, dormir. Se, no entanto, alguma outra coisa nos motivar, um filme na televisão, por exemplo, ou uma reunião de amigos, o nosso comportamento e desejo fará com que os sintomas de sono sejam temporariamente esquecidos.

Em relação ao mundo corporativo não é diferente. Na era que estamos vivenciando com o mercado cada vez mais competitivo manter-se motivado exige muita perseverança e coragem.

 Muitas empresas, independente do tamanho, se encontram em uma situação onde precisam descobrir como manter seus funcionários continuamente motivados. Isso vai determinar a evolução da empresa e de seus colaboradores, assim como também é fundamental para o bom nome e imagem da empresa. Funcionários motivados e empenhados rendem muito mais e se empenham para melhorar a performance seja em qual área de atuação for. Como identificar quais estão motivados e quais não estão cabe aos gestores, gerentes, coordenadores de equipes, supervisores e demais profissionais dessa área.

Existem empresas ainda hoje que olham para seus funcionários como se eles fossem peças integrantes de uma máquina; acreditam que são donos dessa mão de obra, o que na realidade não o são. Ainda hoje há empresas que ainda estão fortemente ligadas com a mentalidade da revolução industrial, onde o ser humano era tido como parte, engrenagem de uma máquina. - Para melhor esclarecimento e propiciar uma melhor comparação nas mudanças que vêm ocorrendo no mundo hoje em dia sugiro que assistam; quem assistiu vai se recordar, o filme do Charles Chaplin – Tempos Modernos.

Hoje podemos afirmar que aquele modelo representado, na época da crise de 1929, quando a depressão atingiu grande parte da sociedade norte americana, hoje em dia não é mais aceito.

 Analisem a situação e imaginem o que precisava ser feito para motivar os trabalhadores naquela época, quando eram engolidos pelo poder do capital e grande parte da população sofria o desemprego e passava fome. Estamos vivendo a era da informação e do desenvolvimento tecnológico.

A questão básica é: Por que algumas pessoas se sentem altamente motivadas para realizar determinadas tarefas e funções que para outras parecem enfadonhas, desinteressantes, ilógicas, malucas, muito certinhas, completamente sem parâmetros ou desprovidas de glamour?

Isso ocorre porque as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes, interesses diferentes, organização familiar diferente, background cultural diferente (Termo utilizado para indicar que um processo está sendo executado em segundo plano, ou seja, podem-se executar outros processos enquanto o processo em background está sendo executado. Já a expressão background cultural designa a bagagem que alguém possui em termos de cultura, sabedoria, conhecimentos gerais, etc.), formação profissional diferente, enfim, uma história de vida diferente que condiciona suas motivações.

Compete às empresas e seus líderes hoje saber como identificar dentre seus problemas os que são criados pela falta de motivação de seus colaboradores. Talvez seja fácil de identificar, o difícil é a empresa se conscientizar que algo precisa ser feito e terá que partir dela. Para tal ação é necessário um envolvimento completo da organização inclusive da alta direção.

Devemos lembrar que um importantíssimo capital dentro das empresas hoje é o seu capital humano. Não podemos esquecer que as organizações além de sua estrutura física são compostas por pessoas, cada uma em busca de satisfazer suas necessidades de maneiras e formas diferentes.

A importância do líder ou gestor dentro desse processo, não aquele que ascendeu ao cargo através de conchavos ou politicagem, mas sim aquele que utilizou da sua competência e de suas qualidades pessoais e profissionais, tem maior possibilidade de promover uma integração melhor de sua equipe além de ser bem visto do meio.

Algumas ações das empresas que promove a desmotivação de seus colaboradores estão diretamente ligadas á falta de uma política de cargos e salários, falta de participação dos funcionários nas tomadas de decisão da empresa, falta de perspectiva de uma melhoria pessoal, falta de uma perspectiva de desenvolvimento profissional e até da própria empresa entre outras.

Então chegamos a uma questão que vocês devem estar se perguntando: “O que promove a motivação é a perspectiva real de um ganho financeiro maior?” Posso responder com certeza: A primeira vista pode até ser, mas não é só o fator financeiro que motiva ou desmotiva um funcionário hoje em dia. É obvio que esse fator, para a maioria, tem maior grau de importância, mas não é só isso. O ambiente “o clima organizacional”, dentro das empresas tem uma influência muito forte quando se fala em motivação.

Quando o ambiente de trabalho é agradável ás pessoas se empenham mais e isso é facilmente percebido, pois quando o clima organizacional é melhor também poderá ser observado que a rentabilidade da empresa é melhor, a imagem e o conceito que os funcionários fazem da empresa é melhor. Fica mais fácil de reter talentos e desenvolvê-los, além de captar novos junto ao mercado. Quando ocorre o contrário, talentos da empresa começam a deixá-la, procurando concorrentes ou empresas que propiciem um melhor desenvolvimento, um melhor ambiente de trabalho mesmo que a parte financeira não seja tão beneficiada.

Conheci várias pessoas que trocaram de empresa, mesmo para ganhar menos, que buscavam uma melhor qualidade de vida, e também por causa do clima organizacional e a falta de políticas de carreiras e desenvolvimento dentro da organização. Então vão algumas dicas:

  • - Nem sempre o fator: reajuste de salário ou gratificação é fonte de motivação;
  • - O ambiente de trabalho tem relevância quanto ao desempenho da organização;
  • - Convoque e ouça seus funcionários, escute suas ideias para melhorar a empresa e o ambiente de trabalho; chame-os a participar da vida organizacional;
  • - Observe a diversidade que existe dentro de sua empresa, às pessoas são diferentes e possuem necessidades, vontades e desejos diferentes;
  • - Desenvolva campanhas de incentivo, benefícios extras, premiações, reconhecimento;
  • - Desenvolva uma política de cargos e salários;
  • - Esqueça o imediatismo, desenvolva e planeje em longo prazo;
  • - Promova sempre a confraternização entre seus funcionários, desde a alta administração até o chão de fábrica, etc.

Não podemos esquecer que os líderes, gestores não são menos importantes, estes possuem um papel fundamental para identificar o que acontece dentro da empresa no seu dia a dia. Compete a eles estabelecer um relacionamento de confiança junto a sua equipe e acima de tudo, fazer com que ela se torne coesa e motivada. Eles têm que trazer e fazer com que sua equipe participe integralmente do desenvolvimento organizacional em busca das metas e objetivos da empresa e não apenas funcionários que cumpram seu horário e executem seu trabalho de uma maneira rotineira.

Transformar o ambiente profissional em um ambiente agradável que faça com que sua equipe se empenhe ao máximo na execução das tarefas e participe com sugestões e ideias que possam ser aproveitadas para a melhoria da empresa é uma das funções de um bom líder ou gestor.

Artigo escrito e publicado em 2008 atualizado em 2016.

GESTÃO COMERCIAL E VENDAS.