Napoleão é conhecido como um grande estrategista e um gênio militar do seu tempo. Ele conquistou, praticamente, toda a Europa e deu a todos a possibilidade de uma boa corrida pelo dinheiro.

Napoleão liderou com sucesso mais de 50 batalhas associadas a inúmeros esforços para reconstruir a Europa como reformas financeiras, construção de pontes e estradas, marinas e muito mais. Para reger estas missões ele utilizou de estratégias de liderança que compõem hoje um portfólio de projetos.

Ele utilizou estratégias hoje conhecidas como os Seis Principios Vencedores de Napoleão.

EXATIDÃO - Atenção e planejamento continuo. “Se eu sempre pareço estar preparado é porque antes de chegar a uma conclusão eu meditei muito e previ o que poderia ocorrer. Não é uma genialidade que se revela repentinamente em mim ou secretamente me diz o que fazer em circunstancias inesperadas. É pensamento e meditação” (Napoleão).

VELOCIDADE - Redução de resistência, aumento de urgência e foco. “ A força de um exército, assim , como a força em mecânica, é estimada pela multiplicação da massa pela velocidade, uma marcha rápida aumenta a moral de uma topa e reforça todas as chances e vitória” (Napoleão)

FLEXIBILIDADE - Formar equipes adaptadas, poderosas e unificadas. “ Os planos de uma campanha podem ser modificados infinitamente de acordo com as circunstancias, do gênio do general, do caráter da tropa ou das características do pais”. (Napoleão)

SIMPLICIDADE – Objetivos, mensagens e processos simples e claros. “A arte da guerra não requer manobras complicadas, o mais simples é o melhor, e o bom senso é fundamental. Aquele que tem curiosidade em saber onde o general pode errar é porque esta tentando se passar por esperto”.(Napoleão)

CARATER – integridade, calma e responsabilidade. “Um líder militar deve possuir tanto caráter quanto intelecto. Homens que possuem grande intelecto e pouco caráter são os menos apropriados. .....É previsível ter muito caráter e pouco intelecto”. (Napoleão)

FORÇA MORAL – Ordem, propósito, reconhecimento e recompensas. “Na guerra, tudo depende do moral alto, e o moral e a opinião pública abrangem a melhor parte da realidade”. (Napoleão)

Antes da batalha era importante para Napoleão ter definida a moral de suas tropas em um nível muito alto. Napoleão disse: “Não são os discursos no momento da batalha que tornam os soldados mais bravos, o  veterano mal os ouve, e o recruta os esquecem na primeira descarga se os discursos e as arengas são úteis, seria durante a campanha que eles deveriam ser realizados eles servem, no entanto, para afastar impressões desfavoráveis, para corrigir relatos falsos, para manter vivo um espírito apropriado no acampamento, e para fornecer matérias e diversão para o bivaque* ”. (Napoleão) 

Estratégias de liderança atualizadas e  que devemos utilizar para que possamos conduzir  nossos projetos com um pouco mais de maestria , principalmente entendendo que todo projeto depende de pessoas.

Já passamos da era do “troca , troca”, os grandes líderes devem entender que estamos na etapa de ensinar, disciplinar ,treinar , treinar e conquistar os nossos colaboradores, mostrar no que acreditamos, quais nossos valores e estratégias e assim formarmos a nossa tropa fiel ao propósito da instituição. Trocar sem ensinar não representa um acerto e sim um risco, pois, com certeza alguém bem parecido ou  com mais dificuldades poderá vir, serão gerados mais custos para adaptação que podem ao final não render os resultados esperados e somente gerar custos.

Investir em pessoas hoje ainda é a melhor estratégia para o sucesso de qualquer projeto ou instituição. Os lideres atuais devem estar preparados para o desafio de conquistar a confiança de sua tropa para poder conduzi-la.

Para o sucesso de um projeto toda a equipe deve ser atualizada, saber o caminho , partilhar dos valores e se sentir parte importante de todo o escopo.

 

*Arenga – briga , discussão ,confusão.

*Bivaque – acampamento temporário ao ar livre.

Referências

MANAS, Jerry. Management,  Napoleon on Project. Timeless Lessons in Planning, Execution, and Leadership . Editora Thomas Nelson Inc, 2006.

VICTORAZZO, Sergio Murilo de Castro. Estratégias e Taticas de Napoleão Bonaparte. 2015

Dicionário Dicio . Disponivel em https://www.dicio.com.br/bivaque/ Acesso em 04-05-17.