ENTREVISTA: 9 dicas para causar uma boa “Primeira Impressão”
Em um estudo foi comprovado que os 15 primeiros segundos de uma entrevista já formam na cabeça do entrevistador uma imagem sobre você que permanece, na maioria das vezes, até o final.
Dessa forma, acertar na “primeira impressão” é um diferencial muito importante!
Confira essas 9 dicas rápidas:
1) Aparência
Se vista de forma discreta e adequada.
Homens: barba feita, unhas aparadas e cabelo cortado.
Mulheres: evite decotes e saias curtas, não exagere em maquiagem, jóias e perfume.
2) Recepção
Evite carregar muitas coisas (pasta, celular, copo de água, bolsa, etc...) isso pode te atrapalhar e dar aparência de desajeitado.
3) Entrada
Seja firme e confiante.
Uma vez que a recepcionista lhe chamou entre sem hesitar.
Não fique como um aluno com medo de entrar na sala do diretor.
4) Aproximação
Cuidado com seus pés, pessoas inseguras se atrapalham ao entrar. Entre com um movimento uniforme.
Mesmo que o entrevistador esteja no telefone ou mexendo em papéis, entre e espere de pé.
5) Aperto de mão
Espere o entrevistador lhe estender a mão, retribua a mesma pressão.
6) Lugar para sentar
Fique de pé e espere o entrevistador lhe sinalizar onde sentar.
7) Gestos
Seja simpático e cordial, sem excessos.
Tente espelhar sutilmente os gestos do entrevistador.
8) Distância
Uma vez que o entrevistador lhe indicou onde sentar, mantenha essa distância.
Pode reparar que se você se aproximar demais ele vai se recostar na cadeira.
9) Saída
Fique atento ao sinal de final de conversa, não prolongue em hipótese alguma!
Arrume suas coisas de um modo calmo. Se o entrevistador lhe estender a mão, dê um novo aperto de mão, vire-se e saia.
Feche a porta se ela estava fechada quando entrou.
Convido você a assistir esse vídeo, onde explico detalhadamente (e com exemplo) cada dica!
Um abraço e até o próximo pensamento e vídeo!