Entenda a importância da motivação para equipes de vendas
Um dos elementos vitais para uma empresa é a motivação para equipes de vendas. Sem um time de vendedores bem motivado, não importa quanto leads a empresa de marketing digital gere, o seu negócio nunca será produtivo e terá muitas vendas.
Existem muitos estudos e pesquisas que comprovam isso. Para se ter uma ideia, uma pesquisa internacional diz que funcionários motivados são 50% mais produtivos do que aqueles que com menos engajamento no trabalho.
Por isso, é importante trabalhar a motivação para equipes de vendas. Mas como conseguir um time de vendas motivado na empresa? Vejamos abaixo!
Como a motivação para equipes de vendas funciona?
Para entender a importância da motivação para equipes de vendas, precisamos compreender como ela funciona e qual o impacto causado nos vendedores.
Todo vendedor já passou pelo cenário em que uma venda foi difícil de ser fechada por causa da resistência do comprador. Afinal, ainda que as pessoas queiram um produto ou serviço, elas ainda levantam barreiras de objeção para não fechar negócio na hora.
Em muitos casos, as vendas realmente não puderam ser feitas porque o comprador levantou muitas objeções ou criou muitas dificuldades.
Esse cenário é tão comum que acontece pelo menos uma vez por dia no cotidiano das grandes empresas de vendas de todos os segmentos ou mercados.
Isso significa que superar objeções ou desafios é uma das tarefas básicas de um vendedor. No entanto, é claro que superar barreiras é também uma tarefa que exige esforço. Afinal, cansa ter de superar as objeções e empecilhos de um clientes.
Portanto, é importante ter um time de vendas motivado, de modo a encontrar as forças necessárias para superar essas barreiras de forma constante, aumentando as vendas da empresa.
É por isso, por exemplo, que as empresas com funcionários motivados produzem 50% a mais do que aquelas com uma força de trabalho desengajada.
Mas como aumentar a motivação de equipes de vendas? Veremos a seguir!
Quais são os fatores que afetam a motivação de um profissional?
Para poder criar uma equipe de vendas motivada, é essencial entender quais são os elementos que afetam a motivação dos profissionais. Afinal, sabendo o que contribui para isso, você poderá agir de forma a aumentar a motivação interna da sua empresa.
A motivação de equipes de vendas não é uma ciência, o que significa que não há uma fórmula mágica para garantir um time motivado. No entanto, dito isso, é fato que existem muitos pontos em comum entre os vários cenários profissionais no Brasil e no mundo.
Pensando nisso, podemos entender o que funciona como mais comum e então tentar aplicar em nosso negócio.
Alguns dos elementos mais eficazes para aumentar a motivação de um time de vendas são:
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reconhecimento da empresa;
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metas coerentes e com o equilíbrio correto entre dificuldade e desafio;
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prêmio adequado pelo cumprimento de metas;
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ambiente de trabalho saudável e positivo.
Vejamos a seguir um pouco sobre cada um dos elementos mencionados!
Reconhecimento da empresa
Uma das piores sensações que um profissional pode ter, especialmente um que trabalha no segmento de vendas, é o sentimento de alienação do sucesso da empresa. Basicamente, é a sensação de trabalhar, trabalhar e trabalhar, mas não receber os créditos pelo esforço.
Por isso, é importante que a empresa tenha uma política interna de reconhecer os profissionais pelos seus esforços. Uma das maneiras de fazer isso é investir nos próprios vendedores, com cursos e formações específicas para eles.
Quanto mais a empresa investe nos profissionais, mais eles se sentem motivados a continuar trabalhando pelo sucesso do negócio.
Metas coerentes
Um dos maiores desafios de um gerente de vendas é conseguir estabelecer boas metas de vendas. Isso porque tanto metas difíceis demais, quanto fáceis demais, desmotivam os vendedores.
O ideal é encontrar um limite aceitável de desafio e focar nele. Leve em consideração o estado atual mercado, a sazonalidade e o histórico da empresa para poder estabelecer as metas corretas.
Prêmio adequado
Como você costuma recompensar os seus vendedores pelas metas atingidas? Talvez com uma boa comissão? Então saiba que você provavelmente está agindo de maneira errada.
Um estudo da Universidade de Duke mostrou que prêmios como um voucher de pizza ou uma mensagem do chefe são fatores que motivam mais a produtividade dos funcionários do que uma remuneração financeira.
Por isso, fale com o seu time e entenda o que eles gostariam que fosse dado de prêmio caso conseguissem bater as metas de vendas.
Ambiente de trabalho saudável
Um problema que diminui a motivação de equipes de vendas pelo mundo é um ambiente de trabalho excessivamente hostil. Quanto maior a competição interna entre os vendedores, pior o ambiente e menos motivados eles ficam.
Por isso, cuide para garantir que a sua empresa estará com um bom ambiente interno de modo a mantê-los sempre motivados para vender mais.
E aí, aprendeu como é importante a motivação de equipes de vendas? Então trace ações para manter o seu time sempre engajado em bater metas.
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