Os grandes Players de mercado antes de lançarem algum bem ou serviço vem utilizando uma poderosa ferramenta que é o Endomarketing, para fazer que o mercado externo responda positivamente aos estímulos que lhe são dirigidos. As empresas procuram garantir que seu mercado interno (colaboradores), sejam capazes de cumprir as promessas feitas aos consumidores (clientes). Entretanto para que este esforço interno aconteça depende de vários fatores, tais como: tarefas estimulantes e ambiente de trabalho motivador. Contudo o grande desafio é fazer que os colaboradores respondam favoravelmente às demandas da organização em relação ao absoluto compromisso com a satisfação do cliente, e desta forma os colaboradores passam a fazer parte integrante da Marca da empresa, se tornando verdadeiros Stakeholders.

A falta de conhecimento e compreensão das estratégias da empresa e a inexistência de verdadeiros "provedores de soluções para os clientes" quase sempre andam juntas, o que se deve em parte a um conhecimento insuficiente do conteúdo de uma estratégia voltada para a plena satisfação dos clientes.

Grande parte deste problema é atribuído às empresas, pois a falta de treinamento e capacitação impactam na assertividade junto aos clientes. Além disso, outra parte do problema pode ser atribuído à atitude de alguns colaboradores, pois atitudes diferentes ou até negativas têm que ser mudadas. Por outro lado, problemas de atitude normalmente advêm da falta de compreensão dos fatos.

As organizações têm que entender, que o processo de compra se inicia dentro da própria empresa, e que se a venda não for feita internamente, não haverá CLIENTES.

 

Pensem nisso e até a próxima!