Caros amigos, vocês buscam resultados e sabem como alcançá-los? Em meu primeiro artigo de 2020, eu digo a vocês como. #EMPONDERAR PESSOAS ESSA É A SOLUÇÃO! Precisam de ajuda? Entre em contato. 

Desde a criação do Ser Humano, e a criação da primeira organização, ou seja, a família, constitui-se uma comunidade, que conceitualmente é a união de pessoas de acordo com a existência de um sentimento de afetividade coletiva, e com o crescimento da população, surge a sociedade, que é uma união de acordos racionais de convivência. Diante de tais acordos surgem as diferenças, sejam elas culturais e sociais. Fazendo com que as pessoas e as organizações (empresas), procurem se destacar num ambiente a cada dia mais competitivo. Segundo a Teoria Evolutiva de Charles Darwin, na seleção natural, o meio ambiente ou suas alterações selecionam os indivíduos mais aptos, eliminando os menos aptos. Fazendo uma analogia entre mundo passado e o mundo contemporâneo atual (Globalizado, Competitivo, Desigual e em alguns momentos Irracional), vem a pergunta: qual a convergência entre os dois mundos? A resposta parece óbvia, e é: são as Pessoas

Então o que fazer, para que as organizações possam atingir seus objetivos (crescimento, financeiro, social, cultural). Como Especialista, afirmo que a melhor forma é o EMPONDERAMENTO (EMPOWERMENT). O empowerment é uma via que permite melhorar a qualidade, a produtividade e, consequentemente, o serviço prestado aos clientes. Consiste na delegação de autoridade e de responsabilidade e favorece a criação de relações de confiança entre os colaboradores das empresas.Trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma organização, conferindo autonomia aos colaboradores de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia. Baseando-se na cooperação mútua de todos os membros de uma organização, o empowerment tem como objetivo máximo dar prioridade aos clientes.

O empowerment reconhece que os colaboradores das empresas não são meros executores de orientações e que estão mais bem colocados para tomar decisões relativas à produção e ao serviço prestado aos clientes. Estes passam a ter mais controle sobre o respectivo trabalho, enquanto os gestores ficam mais libertos para outras áreas da atividade empresarial. Os gestores têm um papel relevante neste processo, pois eles devem criar a visão, negociar (criar fronteiras), dar informações, disponibilizar recursos, ensinar e treinar. Por sua vez, para tomar decisões e aperfeiçoar o trabalho, os colaboradores assumem: a responsabilidade, a propriedade e a autoridade. 

A história nos mostra, que as organizações só alcançarão seus resultados, quando pensarem em Pessoas, trabalharem para Pessoas, e focarem em Pessoas. Potencializando as competências individuais, valorizando as diferenças e fazendo a inclusão, pois só desta forma haverá uma Equipe.  Estas têm como principal vantagem poderem constituir um centro de sinergias que um indivíduo, por só, não pode ter. Assim, as equipes, permitem otimizar o grau de empowerment e assim conseguir: Manter um forte nível de motivação. Sensibilizar cada colaborador sobre as especificidades dos outros postos, favorecendo deste modo à compreensão do processo no seu conjunto. Aumentar a flexibilidade e a reação da equipe em casos não previstos. Criar uma autêntica sinergia entre cada um dos membros da equipe. Responsabilizar cada um em relação às consequências dos seus atos sobre os outros membros da equipe. 

Emponderando Pessoas (indivíduos e equipes), as organizações estarão mais preparadas às mudanças de um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo. 

Pensem nisso! Um 2020 de Re$ultado$!!! 

Sobre o Autor:
José Renato Alverca

É Membro Fundador do IBPDICC – Instituto Brasileiro de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação em Crédito e Cobrança, Pesquisador, Especialista em Crédito, Cobrança, Meios de Pagamento, Adquirência, Outsourcing, Gestão de Pessoas e RH e TI.

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