Olá

Depois de um longo tempo sem escrever, gostaria de falar hoje, neste momento de isolamento social, sobre um dos nossos principais papéis como Gestores, a prática da EMPATIA.

Todos sabemos que praticar a empatia é basicamente nos colocarmos no lugar do outro, procurar ver o mundo, determinada situação ou acontecimento do ponto de vista dele.

Sendo assim, ao organizarmos as nossas atividades, enquanto atravessamos este momento delicado, devemos e precisamos considerar a situação de cada colaborador, cada cliente, cada fornecedor, e assim, tentar construir a melhor condição de trabalho possível para todos.

Em especial no que tange aos nossos colaboradores, é preciso saber como estão gerenciando suas famílias, quais suas necessidades e disponibilidades, de maneira a mantê-los o máximo possível em casa e assim diminuirmos suas ansiedades, medos, exposições e preocupações para consigo e para com seus entes queridos.

Resultados e produtividade são importantes? Sim, claro que são, afinal, a economia precisa girar, mas, vamos lembrar que, por um tempo, todos teremos que diminuir o ritmo, obrigatoriamente, e assim sendo, manter em atividade no local de trabalho apenas aqueles para os quais suas funções assim o exigem é mandatório.

No fim do dia é preciso lembrar que a “pessoa jurídica” somos nós mesmos, as pessoas físicas que fazem as estruturas de negócios funcionarem, e, assim sendo, está em nossas mãos, com a prática da empatia, construirmos o alinhamento entre todos para juntos vencermos este momento de incerteza e preocupação.

Por fim, quando encerrada essa fase, não nos deixemos esquecer das nossas capacidades de união, resiliência, compreensão e principalmente respeito ao próximo, e, dali em diante atuarmos de maneira que o bem-estar do ser humano sempre seja o nosso objetivo maior.

Excelente semana!

Ricardo Gouvêa