Descontrole Emocional
Esse é um tema já em evidência devido ao aumento dos casos de Burnout nas empresas e que, foi potencializado pela pandemia do COVID 19, face ao alto impacto causado no mundo e na vida pessoal e profissional das pessoas.
O ser humano tem uma excelente capacidade de adaptação às situações mais adversas, fato que lhe garante a sobrevivência. Pessoas mais racionais lidam melhor com as adversidades da vida, já outros, se desesperam e se descontrolam emocionalmente, tornando o momento ainda mais grave.
Observo que muitas pessoas já viveram um momento de descontrole emocional, frente a uma situação pontual. No entanto, pessoas que sofrem de descontrole emocional, apresentam constantes alterações humorais, reações intensas (overacting) a notícias ruins, acontecimentos inesperados ou a nítida percepção de perda de controle sobre a realidade.
É importante não confundir, traço de personalidade com descontrole emocional. Existem pessoas com - “personalidade forte” - que, são intensas, impacientes, explosivas, tem reações exageradas e boa disposição para discutir por um mínimo motivo. Essa maior irritabilidade é percebida por alguns, como traço de personalidade que, mascara o quadro de descontrole emocional e, indica algum transtorno de personalidade nunca tratado. Nesse caso, a pessoa sofre e se culpa, por alguns amigos e familiares estarem sempre desconfiados, devido as suas reações agressivas, chegando ao ponto de evita-lo ou excluí-lo do convívio.
Nosso cotidiano atribulado pode nos levar a perder o controle de nossas emoções em momento de maior pressão interna, estresse ou sobrecarga de trabalho. O descontrole emocional advém da cultura e do ambiente familiar em que a pessoa foi criada, possivelmente, convivendo com alguma figura de poder, desequilibrada.
Exemplo: Uma pessoa com perfil atitudinal passivo agressivo (ambiguidade emocional), dependente, submissa e descontrolada emocionalmente, tende a projetar sua raiva e frustração em seus familiares. Eles por sua vez, precisarão lidar com a instabilidade humoral, sobrecarga de sentimentos negativos, levando-os também, ao descontrole emocional e a insegurança atitudinal.
Isso equivale a viver em estado de tensão, caminhando sobre um campo minado, no qual, você nunca sabe qual será o próximo passo que te explodirá.