Se você trabalha em algumas destas funções, já se perguntou qual é a diferença.

 Vamos falar de, pelo menos, três!

 A diferença mais básica e simples entre Consumer Insight e Shopper Insight é o objeto do estudo: o “consumidor” ou o “comprador”.

 Quando você está no supermercado escolhendo um produto você está no “modo compra” e quando você está em casa usando ou consumindo um produto você está em “modo consumo”. Os consumidores são avaliados em todo o processo de decisão de escolha e compra do produto ou serviço.

  Na Loja & Fora da Loja

 O Shopper Insight se preocupa com o que acontece na loja e qualquer coisa imediatamente relacionada a ela, ou seja, está ligada a “experiência de compra”. E queremos entender sobre “o quê”, “como” e “quando” as pessoas gastam seu dinheiro. Será que o consumidor visita diversas lojas? Percebeu material promocional ou oferta de preço?

 O Consumer Insight, por outro lado, é mais focado na “experiência da marca”, não importa onde isso acontece. Aqui queremos saber como a marca é percebida, o que as emoções lembram e fazem recordar.

Estas informações ajudam a iniciar o processo de inovação de produtos e marcas e a tomar melhores decisões sobre onde investir, se publicidade ou lançamento de produtos por exemplo.

 Foco em Vendas & Foco em Pessoas

O Shopper Insight nasceu algumas décadas atrás, da metodologia do Gerenciamento de Categorias – GC, quando os varejistas aprenderam que os consumidores podem ser influenciados quando estão no processo de compra através de materiais promocionais, sinalização, etc. ou seja, quais estímulos são mais eficientes para inspirar o comprador.

 Em contraponto o Consumer Insight se preocupa com o que as pessoas estão fazendo como um todo.

 As tendências e insights vão além do processo de decisão e compra.

 O Marketing precisa dos insights do consumidor que lhes permitam criar produtos e mensagens alinhadas com as necessidades dos consumidores.

 Pegar Produto & Empurrar Produto

 O Shopper Insight dá ao Marketing as ferramentas para “empurrar” mais produtos nas mãos dos clientes. Isso pode ser feito com iniciativas como promoções e descontos em produtos. A ideia é fazer com que os clientes comprem um produto, porque é o “melhor negócio”, não necessariamente por causa do preço. Exemplo: Promoção “Leve 2 Pague 1”.

O Shopper Insight se concentra em encontrar o “encanto” da “pessoa que compra”.

Enquanto que o Consumer Insight ajuda as empresas a descobrir como o consumidor pensa e o que o motiva a escolher determinada marca ou produto. Seu objetivo é fazer com que os consumidores olhem para o produto e “pegue”. Consumer Insight faz o consumidor querer um produto por causa de anúncios que viu ou porque foi recomendado por outras pessoas.

 A época em que a única preocupação era oferecer produtos ao consumidor e garantir venda acabou!