Um Analista de Controle de Qualidade na indústria farmacêutica, em geral, cria processos e utiliza habilidades de laboratório para testar e avaliar materiais. Cabe a ele garantir que as experiências sejam concluídas de acordo com práticas operacionais padronizadas, atendendo a boas práticas de laboratório e boas práticas clínicas. Além disso ele também estará atento a procedimentos regulatórios de órgãos de vigilância

Com formação geralmente em Química ou Farmácia, o analista de controle de qualidade prepara testes de todas as fases de fabricação ou outro processo de tratamento com o objetivo de determinar se as substâncias utilizadas cumprem as normas ou requisitos do projeto.

Eles empregam uma variedade de métodos que podem variar de setor para setor, mas geralmente exigem habilidades laboratoriais complexas e compreensão global dos equipamentos e processos de testes químicos. Eles preparam documentos que relatam os resultados de seu trabalho de laboratório e podem guiar práticas seguras e eficientes.

Acima de tudo, o trabalho do Analista de Controle de Qualidade na indústria farmacêutica contribui com a segurança final dos usuários de medicamentos.