Como lidar com os diferentes perfis de pessoas? Como evitar atritos e ter uma comunicação assertiva?

Estas e outras perguntas nos fazemos diariamente quando chegamos no trabalho. As relações, sejam elas com superiores, subordinados ou mesmo com pares, são uma das maiores preocupações de grandes, médias e pequenas empresas.

Cada funcionário teve suas experiências de vida e elas contribuíram para construir seu caráter e personalidade. Deste modo temos na mesma empresa colegas de trabalho com diferentes culturas, crenças e valores, e este pode ser canal de uma extensa lista de reclamações e desentendimentos.

Devemos atentar ao relacionamento entre os colaboradores, pois o grande perigo das relações interpessoais vem de dentro para fora, ou seja, primeiro ocorre um desequilíbrio ou desconforto interno gerando improdutividade, falta de atenção, erros e quando vem a público pode ser tarde.

Visto a importância deste tema, farei uma sequencia de artigos para te ajudar a resolver esta situação. No artigo de hoje, vou abordar algumas ações que a empresa deve adotar para a construção de um bom relacionamento no ambiente de trabalho.

 

As empresas com baixa objetividade em sua comunicação tendem a favorecer situações que colocam em prova às relações. Por isso a empresa deve cuidar desta objetividade:

1)   Ter um plano de cargos e funções de acordo com o perfil necessário para o cargo, nele a empresa descreve o perfil de personalidade ideal não somente por suas competências e habilidades técnicas, mais também por seu perfil comportamental.

2)   Feedback é uma ferramenta, que quando bem aplicada, gera um resultado rápido e melhora consideravelmente as relações interpessoais. Com esta ferramenta se aprende a fazer uma crítica de uma forma profissional retirando a carga emocional e tornando aquele momento algo menos sujeito a desentendimentos.

3)   Adotar meios oficiais de envios de avisos, recados e ordens em geral, como emissão de memorandos, e-mails, reuniões periódicas para que a comunicação seja assertiva e clara, evitando maus entendimentos que são motivos de tantas discussões desnecessárias no ambiente de trabalho

4)   Criar um ambiente motivador, que instigue os colaboradores a buscarem sempre o seu melhor, irá diminuir a pressão no ambiente de trabalho além contribuir para a harmonia entre as pessoas, por não provocar disputas.

5)   Facilitar e permitir que a equipe tenha autoconhecimento e autocontrole sobre as emoções e sentimentos.

6)   Buscar conhecer os sonhos e projetos de vida de seus colaboradores faz com que os colaboradores se sintam valorizados, tornando-os mais fiéis a empresa.

Com todas estas soluções e com foco nas pessoas nascerá uma nova gestão e cultura empresarial que favorece o relacionamento interpessoal.

Aguarde os próximos artigos, que irei tratar de cada um dos itens descritos acima e ainda como solucionar os problemas de relacionamento, sem depender de necessariamente da empresa.

Cris Pelicer – Lapidando o talento, impulsionando carreiras                                     www.h2ocoaching.com.br