Como o seu restaurante pode se adaptar ao delivery: 5 dicas essenciais
Se você empreende no setor alimentício, precisa aprender como o seu restaurante pode se adaptar ao delivery. Afinal, a entrega de comidas é uma das únicas soluções para empreendimentos na área poderem sobreviver nessa pandemia.
Como as empresas alimentícias não podem atender os clientes em seus estabelecimentos ou, nos casos em que podem, devem fazer com sérias restrições, a melhor solução é usar o delivery para manter um bom volume de vendas.
Mas como o seu restaurante pode se adaptar ao delivery? Se você quer descobrir, siga a leitura!
Como o seu restaurante pode se adaptar ao delivery
Nós separamos 5 excelentes dicas que vão ajudar o seu restaurante, pizzaria ou lanchonete a se adaptar ao delivery. Veja a seguir quais são!
1. Entenda como o algoritmo dos apps funcionam
O primeiro passo para adaptar o seu restaurante para o cenário de aplicativos de delivery, como o Rappi Brasil, é entender como os algoritmos desses apps funcionam.
Afinal, é o algoritmo que determina qual restaurante ou prato será exibido em primeiro lugar para os usuários, o que normalmente aumenta as chances de fazer uma venda.
O mecanismo básico de um algoritmo desses é buscar o melhor negócio possível para o usuário. Isso significa que o aplicativo recomenda restaurantes com boa avaliação, bom tempo de preparo e próximo do cliente.
A proximidade é um fator que você não pode controlar, infelizmente. Seu restaurante está onde está. No entanto, você pode estruturar maneiras de melhorar o seu tempo de preparo para ser o menor possível, além de incentivar avaliações dos seus clientes.
2. Monte um regime interno de trabalho para o delivery
Se você quer melhorar o tempo médio de preparo dentro do app, uma das principais coisas a fazer é montar um regime interno próprio para o delivery dentro do seu estabelecimento.
Hoje em dia, muitas empresas estão optando por participar de cozinhas compartilhadas na sua parte de delivery. Basicamente, elas continuam atendendo presencialmente em suas sedes (se puderem), mas o endereço de delivery é o de uma cozinha compartilhada.
Isso permite que a empresa possa montar um ritmo de trabalho só para o delivery. Os funcionários não pensarão em mais nada que não seja os pedidos recebidos, o que ajuda a agilizar bastante o tempo médio de produção.
3. Faça promoções e combos
Um erro comum que muitos restaurantes cometem quando vão para o delivery é simplesmente colocar todo o seu cardápio online. Isso é um problema por vários motivos, como:
? nem todo prato pode ser transportado facilmente;
? nem todo prato é adequado para o público de delivery.
No entanto, como o cardápio completo com dezenas de opções está no app, o usuário fica navegando por aquilo e acaba se perdendo, além de ficar desmotivado a comprar. É contra intuitivo, mas quanto mais opções, mais indeciso e menos propenso a comprar fica o cliente.
Dessa forma, o melhor a fazer é montar alguns combos específicos dentro dos seus pratos e disponibilizar no app. Depois, vá fazendo testes e remova aqueles que não venderem bem.
Aproveite e participe das promoções dos aplicativos. Normalmente sua margem de lucro fica reduzida, mas você ganha avaliações, o que compensa no longo prazo.
4. Monte kits de pratos
Uma saída criativa que muitos restaurantes encontraram nessa pandemia é o de vender kits de pratos. São produtos que vão com todos os ingredientes do prato, mas o consumidor prepara em casa.
Por exemplo, pensa em uma lanchonete que tem um lanche famoso na cidade que leva pão, maionese especial, hambúrguer, uma mistura de dois queijos, alface e bacon picado.
O que o restaurante faz é preparar um kit com 4 pães, 4 hambúrgueres, 4 receitas de maionese, 4 receitas da mistura de queijo, 4 porções de alface e 4 de bacon para vender no app.
O consumidor compra e faz o lanche em casa para a família toda ou guarda para comer várias vezes.
Estude como fazer isso no seu restaurante e aproveite essa tendência para aumentar ainda mais as suas vendas e criar uma marca do seu restaurante na cidade.
5. Incentive a avaliação do usuário
Lembra que você precisa de avaliações positivas para que o app confie mais no seu restaurante e o indique para mais usuários? Pois bem, é necessário ser proativo para conseguir a avaliação.
Normalmente, um restaurante precisa de muitas vendas até receber uma avaliação. Nesse sentido, o que você deve fazer para subir o ritmo e crescer no ranking do app é incentivar o seu cliente a avaliar.
Uma mensagem dentro do pedido pode ajudar a incentivar a avaliação. Um desconto na próxima compra também. Outra alternativa é enviar brindes aos consumidores.
Seja como for, garanta que o básico estará feito: o prato estará delicioso e bem preparado. Se não for assim, ele nunca gerará uma avaliação positiva.
E aí, gostou do conteúdo? Aprendeu como o seu restaurante pode se adaptar ao delivery? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!