Como Lidar Com Chefes Tóxicos
Não é incomum um gerente recém-nomeado entrar em uma empresa e agir como se fosse o dono do mundo. Também existem gestores que são irritantes o tempo todo. Esse tipo de profissional esbanja sua autoridade pelo ambiente de trabalho e perde completamente a noção de realidade, transformando a vida dos colegas em um verdadeiro inferno. Se você permitir esse tipo de influência no local de trabalho, sua vida profissional se tornará infeliz.
Este artigo contém algumas sugestões para superar o efeito avassalador que um gerente ruim causa em seu ambiente de trabalho.
Passos
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1Procure identificar o motivo pelo qual o seu chefe, ou gerente, está sendo irritante. Existem vários motivos possíveis, mas não caia na armadilha de pensar que seu chefe é chato só porque lhe pede para fazer seu trabalho dentro do esperado! Quando um chefe está realmente sendo irritante, torna-se insuportável estar em seu ambiente de trabalho. Sinais de que um gerente está sendo irritante podem incluir:
- Uma atitude que visa minar a confiança dos funcionários, ou busca roubar o crédito do trabalho dos outros.
- Um gerente que mente sobre o desempenho dos trabalhadores, ou que não os parabeniza pelo trabalho feito adequadamente.
- Os funcionários se sentem excessivamente ameaçados ou incapazes quando não conseguem cumprir uma determinada tarefa a tempo.
- O gerente não assume a responsabilidade pelos próprios erros e usa os funcionários como bodes expiatórios quando as coisas dão errado.
- Um superior que mostra favoritismo no local de trabalho, colocando alguns funcionários acima de outros sem motivo aparente.
- Um gerente que humilha publicamente seus funcionários, age de forma condescendente, ataca verbalmente ou usa linguajar não apropriado.
- Gerentes que não têm o menor interesse pela vida pessoal dos funcionários, negando auxílio durante crises familiares e problemas pessoais.
- Gerentes que se acham superiores o tempo todo, acreditando que são muito mais capazes do que os outros funcionários.
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2Reconheça ações típicas de um mau gerente. Entender o comportamento do seu gerente e compreender a maneira como você se sente sobre ele pode ajudá-lo a identificar determinadas ações consideradas inaceitáveis. Estas ações incluem:
- Insultar os funcionários (publicamente ou não).
- Invadir o espaço do funcionário sem pedir.
- Ameaçar o funcionário (verbalmente ou não).
- Enviar e-mails inadequados.
- Interromper de forma rude durante reuniões.
- Fazer o funcionário se sentir mal.
- Agir como se o funcionário fosse invisível (claro, apenas quando convém).
- Aceitar o mérito pelo trabalho de outras pessoas.
- Duvidar que determinada tarefa foi cumprida com perfeição, ou em tempo hábil.
- Ser desagradável por meio de piadas sarcásticas.
- Esfregar constantemente a hierarquia no rosto dos subordinados.
- Fazer contato físico, mesmo quando está claro que um funcionário não quer isso.
- Dizer coisas coisas totalmente diferentes sobre a mesma pessoa, dependendo dela estar ou não no recinto.
- Roubar clientes de outros funcionários.
- Usar um linguajar que não condiz com o ambiente de trabalho.
- Recusar-se a explicar algo ou fornecer ajuda quando solicitado.
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3Não deixe que abalem sua autoestima. Compreenda que, ainda que pareça o contrário, este comportamento geralmente não é um ataque pessoal contra você ou outra pessoa. Na maioria das vezes, o objetivo do gerente é mostrar um nível de gestão elevado, se destacando por fazer “a coisa certa”.
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4Esse tipo de chefe pode ficar o tempo todo em busca de falhas no ambiente de trabalho, e pode até mesmo desacreditar funcionários que ele considere uma ameaça em potencial. É vital que você não leve essa atitude para o lado pessoal, mas a enxergue como um complexo de inferioridade do seu chefe, disfarçado de falsa confiança. Quando conseguir compreender melhor isso, poderá reduzir os danos que a situação causa em você.
- Robert Sutton diz que o truque não é esperar que o seu chefe mude, mas esperar sempre o pior dele para sofrer o mínimo possível com essa situação.
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5Diminua suas expectativas sobre seu chefe e concentre-se no que há de bom no seu trabalho.
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6Seja um empregado-modelo. Familiarize-se com os protocolos de trabalho e compreenda os princípios por trás deles. Em outras palavras, prepare-se para oferecer uma explicação plausível para qualquer questionamento do seu gerente. Isso evitará que ele crie ainda mais desculpas para importuná-lo.
- Cumpra todas as suas atribuições, e esteja pronto a responder por quaisquer tarefas designadas. Pode parecer bobagem, mais existem funcionários que não compreendem plenamente seu papel na empresa. Se você fizer algo além do que consta na descrição do seu cargo, arme-se com motivos que expliquem o por quê disso e explique que a situação não interferiu em suas funções usuais.
- Ganhe respeito e confiança em seu trabalho. Organize seu tempo com eficiência.
- Não dê ao seu chefe nenhuma oportunidade de irritá-lo ao violar a política ou as normas da empresa. Seja pontual ao voltar dos intervalos e horários de almoço, evite sair mais cedo ou chegar atrasado. Cumpra seus prazos, ou mantenha seus superiores informados sobre qualquer atraso. Não deixe seu chefe encontrar falhas em seu trabalho, ou em sua atitude profissional.
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7Demonstre seus conhecimentos sem ser arrogante. Com sutileza, deixe que seu chefe perceba que você sabe o que está fazendo. Ao destacar seus conhecimentos, você dissuade seu chefe de irritá-lo constantemente. Se você mostrar respeito e profissionalismo, poderá fazer um gerente irritante recuar, pois ele temerá parecer estúpido. Não seja arrogante, e confie em sua capacidade como profissional.
- Vise as pequenas vitórias em vez de partir para o tudo ou nada. Embora o problema não se resolva completamente, uma série de pequenas vitórias pode aumentar sua confiança, construir uma posição mais sólida no local de trabalho e encorajar outras pessoas a fazerem a mesma coisa, o que eventualmente pode minar a abordagem do seu chefe.
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8Mantenha um distanciamento profissional e limite o contato com seu gerente irritante. Se aproximar de gestores que exibem comportamentos abusivos, ou que demonstram falta de liderança, é a receita perfeita para sua ruína profissional.
- Mantenha uma distância segura no ambiente de trabalho, evitando conversas pessoais e informações que possam ser usadas contra você no futuro.
- Evite ao máximo reuniões com seu chefe, ou encurte-as quando puder.
- É uma ótima ideia que o seu chefe não saiba muito sobre você.
- Não ceda a tentação de se tornar um favorito do patrão. Esta não é uma posição tão segura quanto parece, afinal, quando os superiores do seu chefe perceberem o comportamento abusivo dele, você também será prejudicado, afinal, conivente com ele.
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9Quando um confronto for inevitável, tente torná-lo construtivo. Atenha-se aos fatos, defenda sua posição e não critique seu chefe.
- Aprenda a pensar por si mesmo. Muitos gestores não possuem habilidades sociais interpessoais, e isso pode ser um motivo para os acharmos irritantes. Estes tipos costumam lhe fazer perguntas nos momentos mais inapropriados, quando sabem que você irá vacilar e gaguejar. Isso reflete um jogo de poder, uma pessoa insegura. Lembrar-se disso o ajudará a lidar com a situação eficazmente, superando comportamentos agressivos.
- Quando um confronto se tornar insuportável, desculpe-se educadamente. Se você perder o controle durante alguma interação, ou tiver dificuldades de se fazer compreender, invente uma desculpa e vá embora. Vá ao banheiro, fume um cigarro, qualquer coisa que interrompa imediatamente a situação.
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10Aprenda a relaxar na presença de seu gerente irritante. Parecer nervoso ou intimidado apenas o torna um alvo mais fácil e, na maioria das vezes, um saco de pancadas mental. A melhor maneira de controlar a situação é ficando o mais calmo possível.
- Não pense em si mesmo como uma vítima. Em vez disso, encare a situação com calma, distanciando-se emocionalmente e evitando tentar controlar o que não pode ser controlado. Atenha-se ao que pode ser mudado, e ajude outras pessoas a lidarem melhor com a situação.
- Perceba que o estresse pode enfurecer uma pessoa incapaz de controlar suas emoções. Controle-se; observe a situação com objetividade.
- Encontre aliados. Junte-se a outros funcionários confiáveis e compartilhe estratégias para lidar com a situação.
- Para manter a calma, tente meditar ou fazer exercícios de respiração.
- Respire e conte até dez antes de responder seu gerente com irritação. A melhor saída é sempre agir com profissionalismo!
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11Nunca brigue em seu ambiente de trabalho. Às vezes, um gerente irritante tentará fazer você perder o controle de propósito. Embora seja decepcionante, se as pessoas souberem que você está fofocando sobre seu chefe, alguém acabará o denunciando pelas costas. Esse tipo de informação filtrada é extremamente prejudicial, pois cria a impressão errada, danificando sua reputação profissional no processo. Evite esse comportamento destrutivo.
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12Encontre zonas neutras. Procure alguma sala que você e seus colegas possam usar para se recuperarem de um confronto com seu gerente irritante. Promova o apoio mútuo entre os afetados.
- É pouco provável que você encontre esse espaço na própria empresa sem correr riscos; sendo assim, por que não em um bar, em uma confraternização, após o expediente?
- Você pode falar sobre o mau comportamento do seu chefe, mas sem fofocar ou criar rumores sobre ninguém. Essa atitude pode conquistar o apoio dos seus colegas de trabalho.
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13Se o ambiente de trabalho se tornar insuportável, busque outros cargos no mesmo local de trabalho; se fizer isso, será supervisionado por outra pessoa. Caso consiga fazer isso, seja cauteloso sobre a maneira que você interage com o novo chefe; reclamar do seu gerente anterior o tempo todo pode ser uma atitude impopular.
- Acredite em suas próprias capacidades. Não permita que ninguém mine sua confiança.
- Seja transparente. Isso afeta positivamente sua reputação.
- Comunique-se abertamente. Sigilo só irá criar desconfiança e mais dúvidas.
- Cumpra seus prazos e mostre-se um membro valioso da equipe.
- Procure ajuda, caso precise dela. Existem várias opções possíveis, como ir ao setor de recursos humanos, conseguir aconselhamento, recorrer ao sindicato etc. Procure a solução que o fizer se sentir mais à vontade.
- Sob nenhuma circunstância, você deve verbalizar seu aborrecimento sendo desagradável ou falso. Se o seu gerente ficar sabendo, isso só piorará as coisas.
- Aja como se estivesse a par de qualquer situação, ainda que não esteja. Isso dará a você tempo para se familiarizar com qualquer circunstância.
- Ao tentar determinar o motivo pelo qual você acha seu gerente irritante, esteja aberto a possibilidade dele simplesmente lembrá-lo de algo ou alguém que você não gosta.