Como estudar em casa de forma efetiva: dicas para otimizar os estudos
Se você está sem sair por causa da pandemia do novo coronavírus, não pode deixar os seus estudos para trás. Por isso, é importante entender como estudar em casa de forma efetiva.
Nesse momento de pandemia, as distrações em casa são muitas. As crianças estão tendo aulas pelo computador enquanto não é seguro voltar com as atividades presenciais, as pessoas estão em reuniões o tempo todo e a TV está com muita coisa interessante para assistir.
Desse jeito, fica difícil se concentrar conseguir os melhores resultados possíveis na hora dos estudos. Portanto, se você quer aprender como estudar em casa de forma efetiva, confira nossas dicas abaixo!
5 dicas de como estudar em casa de forma efetiva
1. Separe um horário dedicado só para o estudo
Existem duas grandes dificuldades em conseguir manter uma boa rotina de estudos nessa pandemia: as interrupções constantes e a falta de foco nesse objetivo. Os dois obstáculos podem ser ultrapassados com uma única dica: ter um horário específico para suas sessões de estudo.
Tanto faz se você está fazendo cursos online gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC ou está fazendo apenas uma formação básica para satisfazer seu desejo em conhecer algum assunto em específico, o fato de ter um horário do dia destinado ao estudo faz com que sua família colabore com o silêncio nesse momento em específico.
Além disso, separar uma hora ou duas do seu dia para estudar ajuda a manter a mentalidade adequada para se concentrar nessa tarefa. Isso aumenta as chances de você não se distrair tanto enquanto acompanha as aulas.
2. Monte um espaço para estudar na sua casa
Estudar com o computador no colo, sentado no sofá e vendo Netflix ao mesmo tempo não é um bom cenário. Na verdade, é uma situação muito fértil para distrações e perda de foco. Quem faz isso fica naquela situação de ler um mesmo parágrafo várias vezes sem entender nada, sabe?
Por isso, é legal ter um espaço em casa para poder estudar e se concentrar no que está lendo ou na vídeo-aula que está assistindo.
O ideal é que esse espaço seja afastado do restante da casa, o que evita que o fluxo de pessoas crie distrações. Claro que nem sempre isso é possível. Afinal, quem mora em apartamento sabe que espaço é uma commodity rara. No entanto, quando possível, é bom se afastar um pouco do movimento para poder focar.
Quando for montar esse seu centro de estudos, garanta que você tenha uma cadeira que seja confortável. Você não vai querer ficar sentado de maneira desconfortável quando estiver tentando se concentrar em uma matéria particularmente complicada.
3. Use uma playlist para bloquear o som da casa
Para muitas pessoas, ouvir algum som enquanto estuda ou trabalha pode ter um efeito muito positivo na sua produtividade. Existem muitas razões para isso e a primeira delas é o fato da música bloquear outros sons da casa.
De certa forma, uma playlist com músicas no fone de ouvido pode criar uma sensação de isolamento do mundo. Como os estímulos externos ficam reduzidos, a pessoa foca mais facilmente na tarefa em mãos.
Outra razão para ouvir música enquanto estuda é que algumas delas tem um efeito positivo em nossa produtividade e concentração, especialmente aquelas bem ritmadas. Por isso, vale a pena escolher uma playlist montada especialmente para isso. É claro que, no entanto, essa dica não é útil se a sua aula for em vídeo. Afinal, você terá de ouvir as explicações do professor e a música vai interferir nisso.
4. Engaje seus familiares nessa tarefa
Se a sua casa está cheia nessa pandemia, você terá de contar com a colaboração dos familiares para conseguir estudar da melhor maneira possível. Por isso, uma boa estratégia é engajar a sua família em auxiliar no seu estudo.
Uma ideia interessante é tentar estabelecer um sistema de recompensas. Por exemplo, proponha uma noite da pizza ou algo do tipo se você conseguir terminar o seu curso em um tempo adequado. Assim, se todo mundo se comportar e deixar você focar no trabalho, dê a recompensa quando receber o certificado das aulas.
5. Use o método Pomodoro para se concentrar
Se você está com dificuldades de focar no seu estudo, pode ser interessante usar a técnica Pomodoro para controlar o seu ritmo.
Essa técnica é composta em pequenos ciclos de 25 minutos de estudo focado, com uma pausa de 5 minutos de descanso entre elas. Dessa forma, ao dividir o trabalho do dia em pequenas parcelas, fica mais fácil de focar.
Atualmente, existem sites que fazem o controle automático do seu progresso no ciclo da técnica Pomodoro, mas você pode usar o alarme do celular para contar o tempo entre cada sessão de estudo.
E aí, aprendeu como estudar em casa de forma efetiva? Com essas dicas, você conseguirá finalizar aquele curso que precisava para ganhar uma promoção no pós-pandemia.
Não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!