Se você trabalha com a prospecção de clientes ou é um profissional freelancer, precisa aprender como encontrar empresas na Internet para poder oferecer os seus serviços. Isso é especialmente verdadeiro agora, em época de pandemia do novo coronavírus.

Afinal, a situação econômica do país vem ficando complicada por causa do vírus. A expectativa é que o PIB nacional caia cerca de 8% esse ano, numa das piores recessões da história.

Mas como evitar esse tipo de situação? Como não sofrer com essa queda? Para isso, é necessário aprender como encontrar empresas na Internet para oferecer seus serviços.

Aprenda a fazer isso com nossas dicas abaixo!

Use uma base de dados atualizada para encontrar empresas na Internet

O primeiro passo de como encontrar empresas na Internet é usar uma boa base de dados para isso. Afinal, sem os dados reunidos em alguma plataforma, seu trabalho será infinitamente maior.

Imagine, por exemplo, que você seja um webdesigner especializado em produção de peças gráficas para redes sociais. Inicialmente, seria uma excelente ideia oferecer os seus produtos para agências de marketing, uma vez que elas poderiam fornecer um fluxo estável de projetos para você trabalhar.

No entanto, como você conseguiria encontrar boas agências para oferecer os seus serviços? Se você fosse pesquisar uma a uma, levaria muito tempo para montar uma base que fosse consistente e que trouxesse novos contatos reais para você.

Por isso, vale a pena usar uma base de dados que já tenha esses registros e que permita, apenas, que você filtre as opções com base nas características que fazem mais sentido para o seu negócio. Nesse caso, agências de marketing.

Uma maneira muito útil de fazer isso é pelo site CNPJ.biz. A plataforma está atualizadíssima com todas as empresas que atuam no Brasil no momento de acordo com a Receita Federal. Além disso, a base se destaca por conter vários pontos de dados diferentes para filtrar, de modo a garantir que você achará exatamente o tipo de empresa que procura.

Planeje como entrar em contato com essas empresas

Depois de conseguir uma boa base de potenciais contatos para oferecer seus serviços, o próximo passo é planejar como você irá entrar em contato com eles. Existem muitas formas de fazer isso, com a melhor opção dependendo do segmento em que a empresa está inserida.

Por exemplo, você pode entrar em contato via email, uma técnica chamada de Email Outreach. Se preferir, pode fazer uma ligação telefônica. Outra alternativa é entrar em contato via redes sociais.

Cada estratégia tem seus pontos fortes e fracos. A ligação telefônica é mais pessoal, mas tende a não dar muito certo com freelancers. O email é muito útil, mas é preciso saber usá-lo para ter uma boa taxa de abertura ou respostas. As redes sociais são fáceis de usar, mas sua mensagem pode ficar perdida em uma quantidade enorme de solicitações.

Por isso, é importante estabelecer qual é o melhor caminho para a sua comunicação tendo em base o contexto da empresa e o serviço que você oferece.

Apresente propostas personalizadas e customizadas

Quando você entra em contato com empresas, as suas mensagens são customizadas e personalizadas? Se não, então é hora de mudar isso, uma vez que a personalização aumenta as suas chances de sucesso.

Por exemplo, segundo o Backlinko, apenas o fato de você personalizar o assunto de um email enviado para uma empresa aumenta as chances de resposta em 30%. O mesmo é encontrado em mensagens telefônicas ou abordagens por redes sociais.

Por isso, sempre que apresentar uma proposta comercial para uma empresa, garanta que a sua abordagem será customizada e pensada exclusivamente para aquela marca. Isso aumentará as chances de sucesso.

Tenha algo a oferecer na hora de entrar em contato com as empresas

Um dos desafios que os profissionais freelancers ou empresas do mercado B2B enfrentam quando pesquisam como encontrar empresas na internet é o do desconhecimento. Na Internet, se a pessoa não conhece você, ela não se sente aberta a engajar em um diálogo comercial.

Por isso, é necessário pensar em estratégias para superar essa barreira natural da Internet. Uma das melhores técnicas para isso é começar o contato oferecendo algo para o seu alvo. Isso ajuda a abaixar as barreiras e permitir uma conexão mais bem sucedida.

Por exemplo, suponha que você seja um profissional especializado em SEO e vai entrar em contato com uma empresa que possa passar por uma auditoria de site. Uma boa técnica é fazer uma análise rápida do site da empresa e reparar em um ponto simples que pode ser consertado rapidamente.

Suponha, por exemplo, que a empresa alvo tem as URLs desorganizadas, com slugs numéricos em vez de ter as palavras-chave. Você pode mandar uma mensagem dizendo o seguinte:

?     se apresentando;

?     dizer que notou que as URLs são desorganizadas e sem palavra-chave no slug;

?     mostrar como você aumentou o tráfego do um cliente em x% apenas arrumando esse detalhe;

?     ensinar como arrumar;

?     deixar o seu contato para uma auditoria completa na página.

Como você ofereceu um pouco de valor para ajudar a empresa, o gelo vai ser quebrado. Além disso, assim que eles aplicarem a técnica e sentirem o resultado, vão entrar em contato para contratar a consultoria.

E aí, aprendeu como encontrar empresas na internet? Agora é só usar essas dicas para fechar mais negócios em breve!

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