Muitos profissionais da área farmacêutica costumam nos indagar sobre como diversificar a carreira e aumentar seu potencial de “empregabilidade”. De fato, muitos formandos em farmácia e carreiras correlatas costumam sair da faculdade com um mindset voltado para algumas áreas específicas.

Um profissional de sucesso deve buscar olhar a sua carreira com espírito empreendedor: descobrindo áreas em que pode se aperfeiçoar. Quem busca atuar em Pesquisa Clínica, por exemplo, pode descobrir um novo campo de atuação em áreas correlatas como a Logística ou a Farmacovigilância.

Cursos e especializações podem ser essenciais. Mas é preciso ter foco no que você deseja. Se a sua intenção, por exemplo, é se especializar em Farmacovigilância ou Validação, é aconselhável se consultar com profissionais que já atuem nestes campos. Pergunte sobre os melhores cursos, quais os nichos mais estratégicos para se especializar, meça a “temperatura” da área em relação ao seu perfil profissional.

É importante reciclar conhecimentos, estar atento aos movimentos do mercado e, acima, de tudo, circular pelos outros departamentos. Estenda seu networking aos profissionais de marketing e vendas da empresa em que você atua, por exemplo. Demonstre interesse em contribuir e aprender. As oportunidades aparecem para quem está preparado.